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dc.contributor.advisorLopes, Ilídio Tomás-
dc.contributor.authorBarreiros, Cilauro das Neves-
dc.date.accessioned2020-02-14T14:24:22Z-
dc.date.available2020-02-14T14:24:22Z-
dc.date.issued2020-02-04-
dc.date.submitted2019-11-
dc.identifier.citationBarreiros, C. das N. (2019). Determinantes da divulgação da responsabilidade social corporativa das empresas ibéricas no período de 2017 a 2018 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19902pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19902-
dc.description.abstractA Diretiva 2014/95/UE surgiu com o propósito de reforçar a coerência e comparabilidade da informação não financeira divulgada. Tendo em consideração que entrou em vigor recentemente, tem havido sucessivos apelos à investigação científica neste domínio, pelo que o presente trabalho constitui, portanto, uma resposta a este repto. O presente estudo tem como objetivo principal explorar quais as determinantes da divulgação de informação de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) das empresas Ibéricas. Através da análise de conteúdo, foi analisada uma amostra de 47 empresas para os anos de 2017 e 2018. Foi construído um Índice de divulgação de informação de RSC. Adotou-se um modelo de regressão linear múltipla para explicar a relação entre o índice de divulgação de informação de RSC e as diferentes características empresariais. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que as alterações no Conselho de Administração, a presença de mulheres no Conselho de Administração, acionista maioritário, dimensão da empresa e apresentar Relato Integrado são as principais determinantes na divulgação de informação de RSC. Adicionalmente, realçam-se as características diferenciadoras entre os dois países em análise, com destaque para o Relato Integrado. Esta variável, utilizada no estudo, constitui assim uma contribuição prática e original para a literatura existente.por
dc.description.abstractThe European Directive 2014/95 arose with the purpose of enhancing the coherence and comparability of non-financial information disclosed. Given that it has entered into force recently, there have been successive calls for scientific research in this area, and the present work therefore constitutes a response to this challenge. This study aims to explore the determinants of Corporate Social Responsibility (CSR) information disclosure of Iberian companies. Through content analysis, a sample of 47 companies was analyzed for 2017 and 2018. A CSR information disclosure index was constructed. A multiple linear regression model was adopted to explain the relationship between the CSR information disclosure index and the different business characteristics. Based on the results obtained, we conclude that changes in the Board of Directors, the presence of women on the Board of Directors, majority shareholder, company size and presenting Integrated Reporting are the main determinants in the disclosure of CSR information. In addition, the differentiating characteristics between the two countries under analysis are emphasized, with highlight to the Integrated Reporting. This variable, used in the study, thus constitutes a practical and original contribution to the existing literature.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiretiva 2014/95/UEpor
dc.subjectInformação não financeirapor
dc.subjectDivulgaçãopor
dc.subjectResponsabilidade Social Corporativa “RSC”por
dc.subjectRelato integradopor
dc.subjectDirective 2014/95/EUpor
dc.subjectNon-financial informationpor
dc.subjectDisclosurepor
dc.subjectCorporate Social Responsibility “CSR”por
dc.subjectIntegrated reportingpor
dc.subjectResponsabilidade social das empresas-
dc.subjectGestão sustentável-
dc.subjectContabilidade -- Accounting-
dc.subjectPortugal-
dc.subjectEspanha-
dc.titleDeterminantes da divulgação da responsabilidade social corporativa das empresas ibéricas no período de 2017 a 2018por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202441520por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidadepor
dc.subject.jelM14-
dc.subject.jelM40-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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