Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19892
Autoria: Ricardo, Catarina Chagas
Orientação: Nascimento, Generosa do
Data: 17-Dez-2019
Título próprio: A transferência de conhecimento para a melhoria do trabalho numa academia de formação
Referência bibliográfica: Ricardo, C. C. (2019). A transferência de conhecimento para a melhoria do trabalho numa academia de formação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19892
Palavras-chave: Aprendizagem contínua
Capital intelectual
Formação
Conhecimento
Academia de formação
Learning and development
Intellectual capital
Training
Knowledge
Training academy
Resumo: Neste tempo de mudança célere, quase imediata, onde os resultados reclamados pelas organizações são acompanhados de exigência contígua aos colaboradores, a capacidade de aprender mais rápido do que os adversários pode ser uma das vantagens competitivas mais sustentáveis para uma organização. A formação é entendida como o pilar essencial para a interligação entre as políticas de Gestão de Pessoas, as estratégias e os objetivos de negócio de qualquer empresa, podendo contribuir para uma experiência única dos colaboradores com impactos reais nos resultados organizacionais. Mediante a análise realizada ao contexto da empresa e às políticas de Gestão de Pessoas, resulta a proposta de uma academia de formação e a revisão dos processos de avaliação formativo, nomeadamente, a transferência do conhecimento. Para a estruturação da Academia de Formação deste projeto, foi realizado um benchmark sobre duas academias empresariais em Portugal, através de entrevistas realizadas a dois Diretores de Recursos Humanos. Relativamente ao processo de transferência de conhecimento, foram realizadas 8 entrevistas a formadores com o objetivo de perceber os desafios, as estratégias e as práticas utilizadas para transferir conhecimento para o posto de trabalho. Adicionalmente, foi efetuado um teste com um grupo piloto por forma a identificar os níveis de transferência de conhecimento numa determinada formação na empresa em estudo.
In a time of fast, almost immediate change, where the results claimed by organizations are accompanied by contiguous demands on employees, the ability to learn faster than opponents can be one of the most sustainable competitive advantages for an organization. Training is understood as the essential pillar for the interconnection between People Management policies, strategies and business objectives of any company, and can contribute to a unique experience of employees with real impacts on organizational results. Through the analysis carried out in the context of the company and the people management policies, results the proposal of a training academy and the revision of the formative evaluation processes, namely, the knowledge transfer. For the structuring of the Training Academy of this project, a reference was made in two printed academies in Portugal, through interviews with two Human Resources Directors. Regarding the process of knowledge transfer, 8 interviews were conducted with trainers in order to understand the challenges, strategies and practices used to transfer knowledge to the workplace. Additionally, a pilot group test was conducted to identify the levels of knowledge transfer in a given training in the company under study.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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