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http://hdl.handle.net/10071/19887
acessibilidade
Title: Plano de marketing para a Flavourtime
Authors: Veiga, Ana Filipa Eustáquio
Orientador: Rodrigues, Joaquim Manuel Vicente
Keywords: Plano de marketing
Frutos secos
Alimentação saudável
Marketing mix
Reputação da marca
Issue Date: 3-Dec-2019
Citation: Veiga, A. F. E. (2019). Plano de marketing para a Flavourtime [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19887
Abstract: O projeto desenvolvido adveio da oportunidade de conceber um plano de marketing para a Flavourtime, empresa que embala e comercializa frutos secos, sementes e superalimentos, e teve como principais objetivos analisar o estado e desempenho atuais da marca e desenvolver um conjunto de ações que lhe permitissem aumentar a sua reputação e perceção de valor por parte do consumidor e, consequentemente, gerar maiores receitas. O mercado de frutos secos, setor onde se insere a Flavourtime, caracteriza-se pelo baixo grau de diferenciação dos produtos e pela presença de vários "players" que competem continuamente pela aquisição de consumidores. As recentes tendências de consumo alimentar apontam para a procura de produtos saudáveis, a valorização da transparência e da sustentabilidade das empresas e a crescente utilização dos meios digitais, enquanto plataforma de pesquisa de informação e de compra de produtos. Procurando enquadrar a Flavourtime face ao mercado e avaliar o seu desempenho, procedeu-se, numa primeira fase, à análise da concorrência, do mercado e da estrutura e cadeia de valor da empresa. Face às necessidades encontradas, tais como a falta de planeamento estratégico, a fraca comunicação, tanto em canais tradicionais como digitais, e venda de produtos apenas através de hiper/supermercados, procurou desenvolver-se um plano de ações que pudesse suprimir tais lacunas. Desta forma, e em conformidade com o marketing mix desenvolvido, o plano de ações teve como principais objetivos: (i) a reestruturação da política de recursos humanos; (ii) a redefinição da marca Almendres (marca pela qual a Flavourtime vende os seus frutos secos); (iii) o reforço da notoriedade da marca através da aposta em canais digitais e tradicionais; (iv) a aposta em novas cadeias de distribuição; e (v) a participação em eventos do setor.
The project developed came from the opportunity to design a marketing plan for Flavourtime, a company responsible for packing and selling dried fruits, seeds and superfoods, and its main goals were to analyze the current state and performance of the brand, and develop a set of actions that would allow it to increase their reputation as well as value perception by the consumer, and consequently generate more revenues. The dried fruit market, industry where Flavourtime fits in, is characterized by the low degree of product differentiation and the presence of several players that continually compete for consumer acquisition. Recent trends in food consumption show a higher demand for healthy products, the enhancement of transparency and sustainability of companies and the increasing use of digital media as a platform for information search and product purchasing. In order to place Flavourtime in the market and evaluate its performance, the competition, the market and the structure and value chain of the company were initially analyzed. Considering the needs encountered, such as lack of strategic planning, weak communication in both traditional and digital channels, and sale of products only through hypers/ supermarkets, an action plan was developed so it could close such gaps. Thus, and in accordance with the developed marketing mix, the action plan had as its main objectives: (i) the restructuring of the human resources policy; (ii) the redefinition of the brand Almendres (brand by which Flavourtime sells its dried fruits); (iii) the strengthening of brand awareness through the focus on traditional and digital channels; (iv) the entering in new distribution channels; and (v) the participation in industry events.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19887
Thesis identifier: 202363554
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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