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http://hdl.handle.net/10071/19874
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Title: BARRACA: a shelter for cultural heritage in Algarve: business plan
Authors: Oliveira, Tomás Pedro Pinto
Orientador: Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Petrides, Loizos
Keywords: Tourism
Cultural heritage
Algarve -- Portugal
Turismo
Herança cultural
Turismo cultural
Património cultural
Cultura local
Empreendedorismo
Plano de negócio
Trabalho de projeto
Issue Date: 20-Nov-2019
Citation: Oliveira, T. P. P. d' (2019). BARRACA: a shelter for cultural heritage in Algarve: business plan [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19874
Abstract: This project addresses the need to protect the cultural heritage in places with less global influence and how to generate revenue from it, exploring the current trends on cultural and creative tourism. To do so it is used the example of Algarve, a destination often linked with sun and beach tourism, despite havinbg plenty and various other resources capable of providing its visitors a complete and memorable experience. BARRACA is a project that proposes a simple and laidback space where the local youth and visitors can interact and be exposed to Algarve’s cultural heritage while fulfilling the standards demanded these days for an establishment directed at this target audience. For that to happen, the idea is to organize exhibitions and events using the region's landscape, traditional economic activities, gastronomy, as well as products and works from local artists, craftsmen and producers, and many other activities always using the local cultural heritage as background. This document presents the entire business plan necessary to put this project into practice, from the theoretical base behind the whole concept to the financial analysis on it.
Este projeto explora a importância de proteger a herança cultural local em destinos de menor expressão a nível global e como lucrar com esta necessidade, explorando as atuais tendências no turismo criativo e cultural. Para tal, é usado o exemplo do Algarve, destino muitas vezes associado ao turismo de sol e praia, mas que possui muitos outros e variados recursos capazes de proporcionar aos visitantes uma experiência completa e memorável. A BARRACA propõe um espaço, simples e descontraído, onde os jovens locais e visitantes possam interagir e estar expostos à herança cultural local enquanto vêm cumpridos os padrões que hoje em dia se pedem a um estabelecimento direccionado a este público. Para que tal aconteça, serão organizadas exposições e eventos usando a paisagem, as atividades económicas tradicionais da região, gastronomia e produtos, obras e trabalhos de artistas, artesãos e produtores locais e muitas outras atividades usando diversos elementos da cultura Algarvia como pano de fundo. Neste documento é então apresentado todo o plano de negócios necessário para que este projeto possa ser posto em prática, começando pela base teórica e conceito e terminando na análise financeira do mesmo.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19874
Thesis identifier: 202364143
Designation: Mestrado em Gestão de Empresas
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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