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http://hdl.handle.net/10071/19844
Autoria: | Ramos, Susana Silva |
Orientação: | Rosa, Álvaro Augusto da |
Data: | 19-Dez-2019 |
Título próprio: | Etiqueta Chinesa nos negócios: Qual é a sua importância e como pode o “negociador ocidental” navegá-la? |
Referência bibliográfica: | Ramos, S. S. (2019). Etiqueta Chinesa nos negócios: Qual é a sua importância e como pode o “negociador ocidental” navegá-la? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19844 |
Palavras-chave: | China Etiqueta Negócio Etiquette Business |
Resumo: | O crescente interesse e investimento em negócios na e com a China não tem
significado que as empresas que assim o fazem, fazem com sucesso. Estes recuos
podem ser atribuídos a más aplicações de gestão ao mercado chinês. É neste sentido que
o modelo Gesteland se enquadra cada vez mais e melhor nas abordagens cross-cultural
business aos negócios internacionais.
Compreender a cultura chinesa, as suas perspectivas históricas, o orgulho
nacional, a crença “que o resulta não necessita de mudança”; compreender que um
chinês prioriza os valores e objectivos socialistas em detrimento da eficiência ou até
mesmo do lucro é crucial para o sucesso nos negócios com a China. A etiqueta é
apontada como um dos principais factores de sucesso nos negócios com a China. Os
Estrangeiros devem estar atentos à não-observância do que é um comportamento
próprio, que não causa desconforto ou discórdia e não ameaça o “todo”. As correctas
práticas nos negócios podem ser a alavanca necessária à competitividade. The recent interest and investment in business in and with China, does not mean that the business companies do so successfully. These setbacks can be attributed to bad management regarding the Chinese market. The Gesteland model increasingly makes sense framing the cross-cultural business approaches in international business. Understanding the Chinese culture, there historical perspectives, the national pride, the believe in “what has always worked needs no change”; understanding that a Chinese will prioritize socialist values and objectives instead of efficiency or profit is crucial to the success in business with China. The business etiquette is pointed out as one of the main factors for success. Foreigners must pay attention to the non-observance of a proper behavior, that does not cause discomfort or discord and does not threatens the “all”. The correct business practices may be the most suitable advantage needed for competing. |
Designação do grau: | Mestrado em Estudos Internacionais |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_susana_silva_ramos.pdf | 721,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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