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http://hdl.handle.net/10071/19844
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Title: Etiqueta chinesa nos negócios: qual é a sua importância e como pode o “negociador ocidental” navegá-la?
Authors: Ramos, Susana Silva
Orientador: Rosa, Álvaro Augusto da
Keywords: China
Etiqueta
Negócios
Etiquette
Business
Issue Date: 19-Dec-2019
Citation: RAMOS, Susana Silva - Etiqueta chinesa nos negócios: qual é a sua importância e como pode o “negociador ocidental” navegá-la? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19844>.
Abstract: O crescente interesse e investimento em negócios na e com a China não tem significado que as empresas que assim o fazem, fazem com sucesso. Estes recuos podem ser atribuídos a más aplicações de gestão ao mercado chinês. É neste sentido que o modelo Gesteland se enquadra cada vez mais e melhor nas abordagens cross-cultural business aos negócios internacionais. Compreender a cultura chinesa, as suas perspectivas históricas, o orgulho nacional, a crença “que o resulta não necessita de mudança”; compreender que um chinês prioriza os valores e objectivos socialistas em detrimento da eficiência ou até mesmo do lucro é crucial para o sucesso nos negócios com a China. A etiqueta é apontada como um dos principais factores de sucesso nos negócios com a China. Os Estrangeiros devem estar atentos à não-observância do que é um comportamento próprio, que não causa desconforto ou discórdia e não ameaça o “todo”. As correctas práticas nos negócios podem ser a alavanca necessária à competitividade.
The recent interest and investment in business in and with China, does not mean that the business companies do so successfully. These setbacks can be attributed to bad management regarding the Chinese market. The Gesteland model increasingly makes sense framing the cross-cultural business approaches in international business. Understanding the Chinese culture, there historical perspectives, the national pride, the believe in “what has always worked needs no change”; understanding that a Chinese will prioritize socialist values and objectives instead of efficiency or profit is crucial to the success in business with China. The business etiquette is pointed out as one of the main factors for success. Foreigners must pay attention to the non-observance of a proper behavior, that does not cause discomfort or discord and does not threatens the “all”. The correct business practices may be the most suitable advantage needed for competing.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19844
Thesis identifier: 202434460
Designation: Mestrado em Estudos Internacionais
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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