Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19758
Autoria: Fernandes, Hugo Emanuel Mesquita
Orientação: Ferreira, Fernando A. F.
Data: 7-Mai-2019
Título próprio: Desenvolvimento de um modelo idiossincrático não-paramétrico de apoio ao cálculo de prémios de risco na contratação de seguros de saúde
Referência bibliográfica: FERNANDES, Hugo Emanuel Mesquita - Desenvolvimento de um modelo idiossincrático não-paramétrico de apoio ao cálculo de prémios de risco na contratação de seguros de saúde [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19758>.
Palavras-chave: Apoio à decisão
Avaliação multicritério
Cálculo de prémios de risco
Seguro de saúde
Mapeamento cognitivo
Abordagem MACBETH
Cognitive mapping
Decision support
MACBETH approach
Multiple-criteria evaluation
Health insurance
Risk analysis
Resumo: Os modelos de cálculo de risco em seguros de saúde são ferramentas essenciais no desenvolvimento da atividade seguradora, pois servem para que as seguradoras consigam aferir, com antecedência, a potencial sinistralidade do risco, atendendo ao princípio do ciclo inverso da produção dos seguros. Este processo de avaliação é efetuado pelas seguradoras de diferentes formas, limitando os princípios de transparência, equidade e justiça no apuramento do risco, sendo um processo tendencialmente pouco objetivo e ambíguo. Recorrendo à combinação de técnicas de mapeamento cognitivo com a abordagem Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH), este estudo visa tornar os processos de cálculo dos prémios de risco em seguros de saúde mais informados e transparentes, sendo o seu principal objetivo a criação de um modelo idiossincrático de orientação processual que permita apoiar a tomada de decisão no cálculo do nível de risco da pessoa segurada e o respetivo prémio de seguro. Os resultados da aplicação do sistema desenvolvido em contexto real, assim com as suas vantagens e limitações, são também alvo de análise e discussão.
Health insurance risk analysis is crucial to the development of the insurance activity, allowing insurance companies to anticipate potential losses in this activity’s inverted production lifecycle. This evaluation process is, however, carried out in different ways, limiting the principles of transparency, fairness and justice in the calculation of risk-rewards. By integrating cognitive mapping and the measuring attractiveness by categorical based evaluation technique (MACBETH), this study sought to create a non-parametric idiosyncratic decision support system for health insurance risk analysis, which allows for greater transparency in the calculation of health insurance risk-rewards. The results of a real-world application of the system developed in this study, as well as its advantages and limitations, are also analyzed and discussed.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PhD_Hugo_Mesquita_Fernandes.pdf4,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.