Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19758
acessibilidade
Title: Desenvolvimento de um modelo idiossincrático não-paramétrico de apoio ao cálculo de prémios de risco na contratação de seguros de saúde
Authors: Fernandes, Hugo Emanuel Mesquita
Orientador: Ferreira, Fernando A. F.
Keywords: Apoio à decisão
Avaliação multicritério
Cálculo de prémios de risco
Seguros de saúde
Mapeamento cognitivo
Abordagem MACBETH
Cognitive mapping
Decision support
MACBETH approach
Multiple-criteria evaluation
Health insurance
Risk analysis
Issue Date: 7-May-2019
Citation: FERNANDES, Hugo Emanuel Mesquita - Desenvolvimento de um modelo idiossincrático não-paramétrico de apoio ao cálculo de prémios de risco na contratação de seguros de saúde [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19758>.
Abstract: Os modelos de cálculo de risco em seguros de saúde são ferramentas essenciais no desenvolvimento da atividade seguradora, pois servem para que as seguradoras consigam aferir, com antecedência, a potencial sinistralidade do risco, atendendo ao princípio do ciclo inverso da produção dos seguros. Este processo de avaliação é efetuado pelas seguradoras de diferentes formas, limitando os princípios de transparência, equidade e justiça no apuramento do risco, sendo um processo tendencialmente pouco objetivo e ambíguo. Recorrendo à combinação de técnicas de mapeamento cognitivo com a abordagem Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH), este estudo visa tornar os processos de cálculo dos prémios de risco em seguros de saúde mais informados e transparentes, sendo o seu principal objetivo a criação de um modelo idiossincrático de orientação processual que permita apoiar a tomada de decisão no cálculo do nível de risco da pessoa segurada e o respetivo prémio de seguro. Os resultados da aplicação do sistema desenvolvido em contexto real, assim com as suas vantagens e limitações, são também alvo de análise e discussão.
Health insurance risk analysis is crucial to the development of the insurance activity, allowing insurance companies to anticipate potential losses in this activity’s inverted production lifecycle. This evaluation process is, however, carried out in different ways, limiting the principles of transparency, fairness and justice in the calculation of risk-rewards. By integrating cognitive mapping and the measuring attractiveness by categorical based evaluation technique (MACBETH), this study sought to create a non-parametric idiosyncratic decision support system for health insurance risk analysis, which allows for greater transparency in the calculation of health insurance risk-rewards. The results of a real-world application of the system developed in this study, as well as its advantages and limitations, are also analyzed and discussed.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19758
Thesis identifier: 101579047
Designation: Doutoramento em Gestão
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
PhD_Hugo_Mesquita_Fernandes.pdf4.07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.