Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19739
acessibilidade
Title: Mediação de conflitos: qual o papel que o diretor de agrupamentos escolares tem na gestão e resolução de conflitos entre pessoal docente?
Authors: Batista, Renata Sofia Andrade
Orientador: Sebastião, João
Keywords: Administração escolar
Gestão de conflitos
Professor
Diretores de escola
Liderança
School administration
Conflict management
Teachers
School principals
Leadership
Gestor
Mediação de conflitos
Issue Date: 13-Nov-2019
Citation: BATISTA, Renata Sofia Andrade - Mediação de conflitos: qual o papel que o diretor de agrupamentos escolares tem na gestão e resolução de conflitos entre pessoal docente? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19739>.
Abstract: Nos dias de hoje, a administrações das escolas tem vindo a ganhar uma maior amplitude no que diz respeito à gestão da escola. Um dos grandes problemas que temos vindo a assistir, e que é abordado por inúmeros autores e investigadores nas áreas da educação e da sociologia são os conflitos que surgem em volta dos alunos. Contudo não é só em torno destes que acontecem conflitos, no seio do pessoal docente e administrativo geram-se conflitos que, em determinadas situações afetam o funcionamento das tarefas diárias da escola e das aprendizagens dos alunos. O grande objetivo deste estudo foi conseguir entender como é que os membros de gestão e administração do agrupamento encaram e resolvem conflitos entre pessoal docente, coordenadores das escolas, pessoal administrativo e conselhos de turma, bem como entender se existe alguma estratégia implementada para a resolução dos mesmos. Foi ainda objetivo perceber qual o papel que o Diretor das escolas desempenha na mediação e resolução destes conflitos. Terminado o estudo, concluiu-se que o Diretor tem que ter um papel ativo na gestão e mediação de conflito, caso estes afetem o bom funcionamento da escola. A gestão administrativa que é efetuada não está intimamente ligada ao surgimento de conflitos, mas sim com outros fatores ligados a modos de trabalhar diferentes. O facto de existirem diversos departamentos não implica a existência de conflitos, no entanto os que possuem um maior número de pessoas torna-se suscetíveis a uma diversidade de opiniões e visões que pode levar a um conflito.
Nowadays, schools' administrations have gained greater breadth regarding school management. One of the biggest problems we have been observing, and is approached by countless authors and researchers in the areas of education and sociology are the conflicts that arise around students. However, it is not only around students that these conflicts occur, faculty and administrative staff conflicts also emerge, and in certain situations, affect the functioning of the school’s daily tasks and the students' learning. The main objective of this study was to understand how members of group management and administration face and resolve conflicts between faculty, school coordinators, administrative staff and class councils, as well as to understand whether there are strategies implemented to resolve them. In addition, it was also our objective to understand what role the schools director plays in the mediation and resolution of these conflicts. After completing the study, it was concluded that the Director have an active role in the management and mediation of conflict, if it affects the proper functioning of the school. The administrative management that is carried out is not intimately linked to the emergence of conflicts, but with other factors linked to different working modes. The fact that there are several departments does not imply the existence of conflicts, however those who hold a greater number of people become susceptible to a diversity of opinions and visions that can lead to a conflict.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19739
Thesis identifier: 202383539
Designation: Mestrado em Administração Escolar
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Renata_Andrade_Batista.pdf752.12 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.