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http://hdl.handle.net/10071/19731
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Title: A influência das práticas de RSO na relação entre a liderança ética e a reputação ética: efeito mediador da qualidade da relação líder-subordinado (LMX)
Authors: Marques, Inês Moleiro
Orientador: Duarte, Ana Patrícia
Neves, José Gonçalves das
Keywords: Reputação ética
Liderança ética
Relação líder- subordinado (LMX)
Responsabilidade social
Ethical reputation
Ethical leadership
Leadership-member exchange
Corporate social responsibility
Issue Date: 4-Dec-2018
Citation: MARQUES, Inês Moleiro - A influência das práticas de RSO na relação entre a liderança ética e a reputação ética: efeito mediador da qualidade da relação líder-subordinado (LMX) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19731>.
Abstract: A literatura tem apontado o tema da ética como de elevada importância para o mundo das organizações pois, com todos os escândalos éticos que têm assombrado as organizações, estas têm cada vez mais dificuldades em atrair tanto clientes como novos colaboradores, pois os indivíduos criaram alguma desconfiança perante as organizações. Deste modo, com esta dissertação pretende-se explorar de que forma os colaboradores percecionam a sua organização quanto a temas éticos, tendo em conta o estilo de liderança adotado e as práticas de Responsabilidade Social da organização. Assim, será esperado que o tipo de relação que é estabelecido entre o líder e liderado explique a relação entre a Liderança Ética e a Reputação Ética e, que as práticas de Responsabilidade Social implementadas na organização intensifiquem esta relação, exercendo assim um efeito moderador sobre as referidas variáveis. No entanto, ao contrário do expectável, não se verificaram estas relações, à exceção do que refere à relação entre Liderança Ética e Reputação Ética, o que sugere que o poder de ter um líder ético é tão forte para explicar a perceção de Reputação ética da organização, que a relação que o líder e subordinado estabelecem não é suficientemente explicativa desta relação. Por seu turno, respeitante às práticas de Responsabilidade Social existem evidências na literatura, que indicam que a existências destas práticas conduzem a uma perceção de Reputação Ética da organização mais elevada, no entanto o efeito moderador desta variável não se revela expressivo no aumento da relação entre liderança ética e reputação ética. Concluindo, sugere-se que de futuro sejam estudadas outro tipo de variáveis como explicativas desta relação, como é o exemplo da satisfação pois, existem autores que defendem que a perceção de reputação ética depende da satisfação do colaborador com a organização.
Recent literature has identified ethics as being an important component for organizations because, with all the ethical scandals that occured recently, they have inscreased fifficulties in attracting clients and new employees. This happens because individuals have created mistrust about organizations. The aim of this master thesis is to explore how employees perceive their organization on ethical issues, taking into account the style of leadership that is adopted by their leader and the practices of Corporate Social Responsibility implemented by the organization. It was expected that the Leader Member Exchange explains the relationship between Ethical Leadership and Ethical Reputation and that the Corporate Social Responsibility practices increase this relationship, by exerting a moderator role.. However, finding did not allowed to verified the proposed relationships, except regarding the one between Ethical Leadership and Ethical Reputation. This suggests that the power of having an ethical leader is so expressive that explains the ethical Reputation in organizations. Furthermore, the Leader Member Exchange is not strong enough to explain this relation. On the other hand, there was evidence in the literature that Corporate Social Responsibility leads to a higher perception of Ethical Reputation. However, the results revealed that in the present study it was not expressive enough to increase the relationship of ethical leadership and ethical reputation. In conclusion, it is suggested that in the future other types of variables be studied to understand more about this subject. For example, job satisfaction can be a good variable to include in this model, because there are some authors who argue that the perception of ethical reputation depends on the satisfaction of the worker about his organization.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19731
Thesis identifier: 202284212
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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