Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19730
Autoria: Durães, Joana Sofia Meira Pinto
Orientação: Aguiar, Cecília do Rosário Mota
Correia, Nadine
Data: 18-Dez-2018
Título próprio: Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
Referência bibliográfica: DURÃES, Joana Sofia Meira Pinto - Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as ideias das educadoras [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19730>.
Palavras-chave: Psicologia educacional
Educação infantil
Educadoras de infância
Prática pedagógica
Criança
Direito de participação
Children's participation right
Teachers idea
Preschool
Resumo: No presente estudo, de caracter qualitativo, pretendeu-se compreender as ideias dos educadores de infância sobre o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância. Participaram neste estudo 59 educadoras de infância da região de Lisboa. Os dados obtidos e analisados através de uma análise de conteúdo, revelam que as educadoras referem-se ao direito de participação em função de quatro dimensões: contribuir, ser ouvida, ter agência e tomar decisões. Os resultados obtidos revelam ainda que as educadoras consideram que o exercício de participação resulta em benefícios a nível individual para as crianças, tais como bem-estar e autoestima. No que diz respeito aos benefícios a nível individual, no discurso das educadoras, emergem conceitos propostos da teoria da autodeterminação de Ryan e Deci (2000). No que diz respeito às condições necessárias para a implementação deste direito em contexto de jardim de infância, as educadoras reconhecem a necessidade de práticas de promoção centradas no seu papel enquanto educadoras; contudo, identificam desafios à promoção do direito de participação focados nas características das crianças. As práticas pedagógicas mencionadas pelas educadoras como facilitadoras da participação das crianças afiguram-se importantes para sensibilizar a comunidade científica no sentido de operacionalizar o exercício do direito de participação das crianças em jardim de infância.
This qualitative study aimed to understand the preschool teachers about the children’s right of participation in early childhood education. Participated in this study 59 preschool teachers from Lisbon. The results obtained, through content analysis, revealed that the professionals refer to the right of participation according to four dimensions: to contribute,to be heard, to have agency and to make decisions. The results also reveals that the preschool teachers consider that the participation results in personal development as na outcome for young children, such as well-being and self-esteem. Regarding the personal development, in the enterviews, the preschool teachers proposed concepts related to the Ryan and Deci (2000) self-determination theory. As regards the conditions necessary for the implementation of the children right in preschool context, educators recognize the need for practices centered on their role as educators; however, identify challenges to the promotion of the right to participation focused on the characteristics of children. The pedagogical practices mentioned by the educators as facilitators of the participation of the children seem important to sensitize the scientific community in order to operationalize the exercise of the children’s right of participation.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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