Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19707
Autoria: Costa, Pedro Miguel Marques da
Orientação: Nascimento, Generosa Gonçalves do
Data: 4-Jul-2019
Título próprio: A avaliação de desempenho docente no ensino particular e cooperativo, em Portugal e no Brasil: estudo de caso
Referência bibliográfica: COSTA, Pedro Miguel Marques da - A avaliação de desempenho docente no ensino particular e cooperativo, em Portugal e no Brasil: estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19707>.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho docente
Ensino particular e cooperativo
Saúde dos professores
Política de educação
Avaliação do desempenho
Docente
Ensino particular
Novas tecnologias
Metodologia de ensino
Saúde no trabalho
Portugal
Brasil
Teacher performance evaluation
Private and cooperative education
New technologies and new teaching methodologies
Health of teachers
Resumo: A Avaliação de Desempenho Docente é um importante instrumento, para as escolas e para os professores, pois promove o desenvolvimento profissional, a responsabilização, a motivação do corpo docente e conduz à reflexão, à melhoria do desempenho dos professores e da qualidade do ensino. A Avaliação de Desempenho Docente é o objeto de estudo central deste trabalho, através de uma análise comparativa entre duas instituições de ensino particular, com culturas diferentes, uma localizada em Portugal e outra no Brasil. Para o efeito procedeu-se à comparação dos modelos de Avaliação de Desempenho Docente, das duas instituições, e, foram realizadas entrevistas aos professores, para perceber qual a importância e o impacto desta avaliação no seu desempenho, verificar a concordância dos docentes quanto à intervenção dos pais e dos alunos neste processo, sobre os novos desafios colocados atualmente aos professores, com o uso das novas tecnologias e novas metodologias, e a saúde dos professores. Os professores da escola brasileira consideram que a Avaliação de Desempenho Docente tem impacto na sua prática docente, enquanto que a maioria dos professores da escola portuguesa considera que esta não tem qualquer impacto. Ambas as escolas incentivam ao uso da tecnologia e providenciam formação nesta área, por considerarem que a tecnologia facilita o desempenho do professor. Os professores, em geral, consideram que as condições de trabalho interferem com a saúde e o seu desempenho e que, os professores com melhor desempenho são os mais motivados.
The Assessment Criteria of Teaching Performance is an important instrument for schools and teachers, as it promotes professional development, accountability, motivation of the faculty and leads to reflection, improvement of teachers' performance and quality of teaching. The Assessment Criteria of Teaching Performance is the central study object of this work, through a comparative analysis between two private teaching institutions, with different cultures, one located in Portugal and another in Brazil. For this purpose, the models of Assessment Criteria of Teaching Performance of the two institutions were compared and interviews were carried out with the teachers to understand the importance and impact of this evaluation in their performance, to verify the agreement of the teachers regarding the intervention parents and students in this process, on the new challenges placed to teachers, with the use of new technologies and new methodologies, and the health of teachers. The teachers of the Brazilian school consider that the Assessment Criteria of Teaching Performance has an impact on their teaching practice, while most of the teachers of the Portuguese school consider that it has no impact. Both schools encourage the use of technology and provide training in this area, as they believe that technology facilitates teacher performance. Teachers, in general, consider that working conditions interfere with health and performance, and that teachers with better performance are more motivated.
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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