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http://hdl.handle.net/10071/19703
Autoria: | Augusto, João Pedro Ferreira Mascarenhas |
Orientação: | Vaz, Maria João Foà, Caterina |
Data: | 19-Dez-2019 |
Título próprio: | Companhia Nacional de Bailado: A relação do marketing e da comunicação com a programação artística |
Referência bibliográfica: | Augusto, J. P. F. M. (2019). Companhia Nacional de Bailado: A relação do marketing e da comunicação com a programação artística [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19703 |
Palavras-chave: | Gestão cultural Marketing cultural Programação artística Espetáculos Dança Cultural management Cultural marketing Artistic programme Performances Dance |
Resumo: | A presente dissertação teve como ponto de partida compreender a relação entre a
oferta artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e a procura por parte dos
públicos, a partir de uma tendência detetada de diminuição de vendas nos últimos
anos. A análise centrou-se apenas nos espetáculos de públicos geral do Teatro
Camões em Lisboa, uma vez que este é o local de apresentação permanente da
Companhia e também onde a venda de bilhetes determina grande parte do número
de públicos nos espetáculos, assim como o resultado de receita de bilheteira.
Para compreender as causas dos resultados estabeleceu-se um período de
tempo entre a temporada 2014/2015 e a temporada 2017/2018. Foram analisados
os relatórios de bilheteira e a estrutura e composição da programação artística.
Paralelamente realizaram-se inquéritos aos públicos durante dois espetáculos
distintos da CNB, um clássico e um contemporâneo, e ainda duas entrevistas a
especialistas nas áreas artísticas e de marketing.
A análise realizada juntamente com bibliografia estudada levou a
compreender a necessidade de existir uma relação entre o marketing e a
programação artística numa instituição cultural como a CNB, e que é fundamental
que diretores de marketing e diretores artísticos trabalhem em conjunto para
potenciar melhores resultados de venda de bilhetes e, por consequência, de
aumento de públicos. The starting point for this dissertation was to understand the relationship between the artistic offer of the National Ballet of Portugal (CNB) and the attendance of audiences, stemming from the recognisable decrease in ticket sales that has been observed over the last few years. The analysis focused exclusively on the performances for general audiences at the Teatro Camões, in Lisbon, as this is the permanent home of the Ballet, and where ticket sales determine a significant number of audiences attending performances, as well as the revenue of those ticket sales. In order to achieve an understanding of the causes for these results, a time period between the 2014/2015 and 2017/2018 seasons was established. The analysis included ticket sales reports and the structure and composition of the artistic programme. In parallel, questionnaires to CNB audiences were carried out during different performances: one classical piece and one contemporary piece, as well as two interviews to specialists in the areas of artistic programming and marketing. The analysis conducted, in tandem with the bibliography consulted, led to an understanding that there needs to exist a relationship between the marketing and artistic programming of a cultural institution like CNB, and that it is fundamental that marketing and artistic directors work together to promote better results in terms of ticket sales and, consequently, increase audiences. |
Designação do grau: | Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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