Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19703
acessibilidade
Title: Companhia Nacional de Bailado: a relação do marketing e da comunicação com a programação artística
Authors: Augusto, João Pedro Ferreira Mascarenhas
Orientador: Vaz, Maria João
Foà, Caterina
Keywords: Gestão cultural
Marketing cultural
Programação artística
Espetáculos
Dança
Cultural management
Cultural marketing
Artistic programme
Performances
Dance
Issue Date: 19-Dec-2019
Citation: AUGUSTO, João Pedro Ferreira Mascarenhas - Companhia Nacional de Bailado: a relação do marketing e da comunicação com a programação artística [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19703>.
Abstract: A presente dissertação teve como ponto de partida compreender a relação entre a oferta artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e a procura por parte dos públicos, a partir de uma tendência detetada de diminuição de vendas nos últimos anos. A análise centrou-se apenas nos espetáculos de públicos geral do Teatro Camões em Lisboa, uma vez que este é o local de apresentação permanente da Companhia e também onde a venda de bilhetes determina grande parte do número de públicos nos espetáculos, assim como o resultado de receita de bilheteira. Para compreender as causas dos resultados estabeleceu-se um período de tempo entre a temporada 2014/2015 e a temporada 2017/2018. Foram analisados os relatórios de bilheteira e a estrutura e composição da programação artística. Paralelamente realizaram-se inquéritos aos públicos durante dois espetáculos distintos da CNB, um clássico e um contemporâneo, e ainda duas entrevistas a especialistas nas áreas artísticas e de marketing. A análise realizada juntamente com bibliografia estudada levou a compreender a necessidade de existir uma relação entre o marketing e a programação artística numa instituição cultural como a CNB, e que é fundamental que diretores de marketing e diretores artísticos trabalhem em conjunto para potenciar melhores resultados de venda de bilhetes e, por consequência, de aumento de públicos.
The starting point for this dissertation was to understand the relationship between the artistic offer of the National Ballet of Portugal (CNB) and the attendance of audiences, stemming from the recognisable decrease in ticket sales that has been observed over the last few years. The analysis focused exclusively on the performances for general audiences at the Teatro Camões, in Lisbon, as this is the permanent home of the Ballet, and where ticket sales determine a significant number of audiences attending performances, as well as the revenue of those ticket sales. In order to achieve an understanding of the causes for these results, a time period between the 2014/2015 and 2017/2018 seasons was established. The analysis included ticket sales reports and the structure and composition of the artistic programme. In parallel, questionnaires to CNB audiences were carried out during different performances: one classical piece and one contemporary piece, as well as two interviews to specialists in the areas of artistic programming and marketing. The analysis conducted, in tandem with the bibliography consulted, led to an understanding that there needs to exist a relationship between the marketing and artistic programming of a cultural institution like CNB, and that it is fundamental that marketing and artistic directors work together to promote better results in terms of ticket sales and, consequently, increase audiences.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19703
Thesis identifier: 202379892
Designation: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos de Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_joao_mascarenhas_augusto.pdf14.91 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.