Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19702
Autoria: Ramos, Ricardo Filipe Carreira
Orientação: Rita, Paulo Miguel Rasquinho Ferreira
Moro, Sérgio Miguel Carneiro
Data: 18-Dez-2018
Título próprio: Internet user behavior change: an evaluation under three dimensions: scholars, professionals, and users
Referência bibliográfica: RAMOS, Ricardo Filipe Carreira - Internet user behavior change: an evaluation under three dimensions: scholars, professionals, and users [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19702>.
ISBN: 9789897811968
Palavras-chave: Behavior
Website
Mobile application
Social media
Comportamento
Aplicação móvel
Rede social
Resumo: Pouco se sabe sobre a mudança de comportamento dos utilizadores em relação aos websites, influenciados pelo uso das Redes Sociais (SM) e Aplicações Móveis (MA). Evidencias estatísticas revelam que as SM e as MA estão a ganhar relevância na Internet e o acesso está sendo feito de forma crescente através desses canais, relegando os Websites a um papel secundário. O objetivo deste projeto é compreender a mudança no comportamento do utilizador na Internet, realizando uma revisão de literatura e compreender a perspetiva dos profissionais e utilizadores da Internet neste contexto. Os dados foram analisados através da técnica de mineração de texto (TM) para uma compreensão exaustiva, e encontrar informação e padrões escondidos nos dados recolhidos. Os resultados revelam que o estudo da usabilidade nas três dimensões indica uma lacuna na literatura nas áreas de nutrição e marketing, para além de que o estudo nas MA está subdesenvolvida. Profissionais da Internet revelam resiliência em colocar as SM no centro da estratégia online, revelando confiança de que os utilizadores continuarão a usar os motores de busca que os levarão ao website e que a relevância e a qualidade do conteúdo determinarão o uso contínuo dos websites. Os utilizadores com idade inferior a 31 anos têm mais propensão a usar as SM e as MA em detrimento de websites para pesquisar um produto ou serviço, o que implica que, no futuro, essas plataformas superarão o uso de websites.
Little is known regarding the change of users’ behavior towards websites, influenced by the use of Social Media (SM) and Mobile Applications (MA). Statistical evidence reveal that SM and MA are gaining relevance in the Internet and the access is increasingly being made through these channels, taking Websites to a secondary place. The goal of this study is to understand the shift on the Internet user behavior by conducting a usability literature review in the three dimensions (website, SM and MA), and understand the perspective of Internet professionals and users in this context. Data was analyzed through text mining (TM) technique for a comprehensive understanding and search for hidden information and patterns. Result outcome reveals that the research in the usability of website, SM and MA contexts, indicate a gap in the literature in the areas of nutrition and marketing and the study of MA is undeveloped. Internet professionals’ reveal resilience on setting SM in the center of the online strategy, revealing trust that users will continue to use search engines that will lead them to their website, and that relevance and quality of content will determine the continued use of websites. Users under 31 years old have more propensity to use SM and MA instead of websites to search for a product or service, implying that in the future, these platforms will overcome the use of websites.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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