Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1970
Autoria: Alexandre, Ana Margarida Gomes
Orientação: Costa, Anabela
Filho, Elson
Data: 2009
Título próprio: Customer lifetime value na banca
Referência bibliográfica: ALEXANDRE, Ana Margarida Gomes - Customer lifetime value na banca [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1970>.
Palavras-chave: Valor de cliente
Instituições financeiras
Mineralização de dados
Gestão do relacionamento dos clientes
Customer lifetime value
Financial institutions
Data mining
Customer relationship management
Resumo: Ao longo do tempo, as instituições financeiras, muito em particular os bancos, têm cada vez mais apostado na implementação, na gestão de processos e em métricas que possibilitem a gestão do relacionamento com os clientes, e o próprio conhecimento inteligente sobre o valor dos mesmos. Uma das possíveis métricas a utilizar é o Customer Lifetime Value (CLTV), que tem vindo a ganhar cada vez maior importância. Este projecto consistiu no desenvolvimento, e implementação, do modelo de CLTV probabilístico num banco, evidenciando algumas das limitações das métricas “tradicionais” utilizadas para o cálculo do valor do cliente. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projecto foi a metodologia “implementação plataformas inteligentes” (IPI), a qual é utilizada pelo SAS para o desenvolvimento de projectos de Data Mining. Para a obtenção do CLTV foi necessário efectuar o cálculo e análise da rentabilidade e potencialidade futura associada a cada cliente ao longo do período de tempo em análise. A partir do desenvolvimento do modelo de CLTV foi possível identificar quais os clientes com maior valor actual (rentabilidade) e maior valor futuro (potencialidade), com o intuito de futuramente criar estratégias específicas que permitam maximizar o ciclo de vida dos clientes no banco.
Ao longo do tempo, as instituições financeiras, muito em particular os bancos, têm cada vez mais apostado na implementação, na gestão de processos e em métricas que possibilitem a gestão do relacionamento com os clientes, e o próprio conhecimento inteligente sobre o valor dos mesmos. Uma das possíveis métricas a utilizar é o Customer Lifetime Value (CLTV), que tem vindo a ganhar cada vez maior importância. Este projecto consistiu no desenvolvimento, e implementação, do modelo de CLTV probabilístico num banco, evidenciando algumas das limitações das métricas “tradicionais” utilizadas para o cálculo do valor do cliente. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projecto foi a metodologia “implementação plataformas inteligentes” (IPI), a qual é utilizada pelo SAS para o desenvolvimento de projectos de Data Mining. Para a obtenção do CLTV foi necessário efectuar o cálculo e análise da rentabilidade e potencialidade futura associada a cada cliente ao longo do período de tempo em análise. A partir do desenvolvimento do modelo de CLTV foi possível identificar quais os clientes com maior valor actual (rentabilidade) e maior valor futuro (potencialidade), com o intuito de futuramente criar estratégias específicas que permitam maximizar o ciclo de vida dos clientes no banco.
Designação do grau: Mestrado em Prospecção e Análise de Dados
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Customer Lifetime Value na Banca_AnaMargaridaAlexandre2009.pdf652,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.