Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19683
Autoria: Vaz, Filipe Martins
Orientação: Martins, Ana Lúcia Henriques
Data: 10-Dez-2019
Título próprio: Estudo dos congestionamentos e tempos de espera duma empresa de transportes metropolitana
Referência bibliográfica: Vaz, F. M. (2019). Estudo dos congestionamentos e tempos de espera duma empresa de transportes metropolitana [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19683
Palavras-chave: Tempo de espera
Congestionamentos
Gestão lean
Metropolitano
Lisboa -- Portugal
Waiting times
Overcrowding
Lean management
Rapid transit
Lisbon
Gestão de empresas
Rede de transporte
Transporte ferroviário
Gestão de tráfego
Gestão do tempo
Qualidade dos serviços
Trabalho de projeto
Resumo: O sistema metropolitano é um sistema de transporte ferroviário ligeiro que não se encontra com outros sistemas de transporte ou empresas, tendo assim uma linha exclusiva. Por isso, permite uma melhor regularização da oferta, tendo assim tempos de espera baixos, relativamente a outros sistemas ferroviários. Devido aos congestionamentos e tempos de espera significativos que o metro regista que podem alterar a qualidade de serviço, procedeu-se ao estudo dos mesmos no Metro de Lisboa. Devido ao planeamento da formação de uma linha circular, estudou-se os tempos de espera e congestionamentos da linha vermelha, a atual linha que faz ligação com todas as outras linhas. Para isso, escolheu-se a utilização da simulação por computador, pelas suas vantagens da potência computacional significativa, o que permite uma previsão com um rigor considerável. Com o número de entradas e saídas por estação, dia da semana, e período horário recebidos pelo metro e o intervalo temporal entre comboios, foi possível calcular o número de passageiros na plataforma e nas carruagens em cada minuto e tempo de espera de cada passageiro até entrar na carruagem por plataforma e o minuto na qual ocorreu essa entrada. Com estes dados, foi possível concluir que, tanto em congestionamentos como nos tempos de espera, existe uma diferença entre estações (tendo as estações de mudança de linha e Oriente mais congestionamento), dias da semana (principalmente entre dias úteis e fins de semana) e período horário (com a Ponta da Manhã e Tarde a ter mais procura e Noite mais tempo de espera).
Rapid Transit is a connected rail transport system that does not share its line with other transport systems or companies, having an exclusive line. It therefore allows for a better regularization of supply, thus having lower lead times compared to other rail systems. Due to overcrowding and waiting times that the subway has that may change the quality of service, it was decided to study them in Metro de Lisboa. Due to planification of a formation of a circular line, it was study the waiting times and overcrowding of the red line, the current line that have a connection with all other lines. To do so, it was chosen to do via the use of a computer simulation feature, that has advantages of high computing power and allow accurate prediction. With the number of entrances and exits per station, day of the week and time period received by Metro and time interval between trains, it was possible to calculate the number of passengers on the platform and carriages in each minute and the waiting time of each passenger until entering the carriage and the minute this entry occurred. With these data, it was concluded that, in both congestion and waiting times, there is a difference between the stations (having more overcrowding the stations that connects with all the other lines and Oriente), days of the week (mainly between working days and weekends) and time period (with morning and afternoon rush having more demand and night with longer waiting time).
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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