Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19643
acessibilidade
Title: Impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
Authors: Borges, Margarida Cabrita de Castro e
Orientador: Simaens, Ana Margarida
Keywords: Sustentabilidade
Responsabilidade social das empresas
Estratégia empresarial
Sustainability
Social responsibility
Stakeholders
Strategy
Caso pedagógico
Trabalho de projeto
Portugal
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: BORGES, Margarida Cabrita de Castro e - Impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19643>.
Abstract: A Responsabilidade Social é um tema cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. As empresas têm vindo a fazer esforços na melhoria da implementação de estratégias de sustentabilidade e de Responsabilidade Social. Por questões de "accountability" e relação com os "stakeholders", muitas vezes essas estratégias acabam por se tornar retóricas e o impacto dessas estratégias nos "stakeholders" acaba por não ser o esperado. Por esta razão, é importante olhar não só para o que a empresa faz, mas também o modo como isso afeta os "stakeholders" da empresa. Neste trabalho serão aprofundados, através da Revisão de Literatura, conceitos como a Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Estratégias das Empresas, Teoria da Sinalização, Teoria dos "Stakeholders", "Accountability" e Estratégias Genuínas e Retóricas. Estes temas serão explorados através de um caso de estudo pedagógico baseado no projeto Praia Saudável realizado pela Fundação Vodafone Portugal. Neste estudo foi feita uma análise de dados primários através de entrevistas, começando por se entrevistar a própria Presidente da Fundação Vodafone Portugal e, depois, seguindo o método de "snowball", os "stakeholders" mais impactados por este projeto. Foram, também, recolhidos dados secundários através das informações obtidas nos "websites" e relatórios da Vodafone Portugal, para uma melhor análise. Este caso de estudo pedagógico é indicado para os estudantes de gestão que tenham interesse na área de estratégia das empresas e na Responsabilidade Social. No fim do caso serão apresentadas quatro questões que permitem cruzar os dados teóricos com os dados do caso de estudo que permitem uma melhor aprendizagem do mesmo.
Social Responsibility is a topic that has been increasing in companies now a days. Companies have been making efforts to improve the implementation of sustainability and social responsibility strategies. Due to accountability and stakeholder issues, these strategies often become rhetorical and the impact of these strategies on stakeholders is not as expected. For this reason, it is important to look not only at what the company does, but also at how it affects the company's stakeholders. In this work, concepts such as Social Responsibility, Sustainability, Business Strategies, Signaling Theory, Stakeholders Theory, Accountability, and Genuine and Rhetoric Strategies will be explored through Literature Review. These topics will be explored in a case study based on the project “Praia Saudável” implemented by Vodafone Portugal Foundation. In this study, an analysis of primary data was done through interviews, starting with interviewing the President of the Vodafone Portugal Foundation and then, following the snowball method, the stakeholders most impacted by this project. Secondary data were also collected through the information obtained in the websites and reports of Vodafone Portugal, for a better analysis. This case study is suitable for management students interested in the area of corporate strategy and Social Responsibility. At the end of the case will be presented four questions that allow to cross the theoretical data with the data of the case study that will allow a better learning of it.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19643
Thesis identifier: 202366189
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_margarida_castro_borges.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.