Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19625
Autoria: Andrade, Pedro Manuel Vaz
Orientação: Nascimento, Generosa do
Data: 17-Dez-2019
Título próprio: Can innovation be a sustainable competitive advantage for a bank?
Referência bibliográfica: Andrade, P. M. V. (2019). Can innovation be a sustainable competitive advantage for a bank? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19625
Palavras-chave: Innovation
Strategic management
Organizational change
Business environment
Strategic analysis
Banking industry
Inovação
Gestão estratégica
Mudança organizacional
Ambiente empresarial
Análise estratégica
Setor bancário
Resumo: In recent years, organizations have experienced a fast digital and organizational revolution in their industries. The strategic long-term planning model is losing its applicability and organizations should continually seek new sources of competitive advantage if they want to stay "in-the-game". This case study exemplifies how innovation can be used as a sustainable competitive advantage in a bank's business model and how this can be critical to its future success by helping define corporate strategy. The case is built around BNP Paribas, a leading European bank with a global presence, in order to make it possible to have a practical application and to observe tangible results. When developing the case, a descriptive research was carried out using both primary and secondary data regarding the transformation plan that BNP Paribas Bank is promoting. As for the outcomes of the transformation plan and of the new strategy implemented, it was found that innovation is a known buzzword, but requires profound transformations throughout the organization. It is necessary to place the customer at the center of the business model, change the organization’s culture, promote new ways of working, as well as the requalification of employees and also continually seek new business opportunities, so that the bank can have a business model that persistently best adapts to market trends and changes in the business environment. The case study will contribute to the identification of key success factors of digital transformation and will seek to make the evaluation of the realization of the transformation plan, by assessing its impact in terms of obtained results.
Nos últimos anos, as organizações, têm experimentado uma rápida revolução digital e organizacional nos seus setores de atuação. O modelo de planeamento estratégico de longo prazo já não grande tem aplicabilidade e as organizações devem procurar continuamente novas fontes de vantagem competitiva, se quiserem permanecer “no jogo”. Este estudo de caso pedagógico ilustra como a inovação pode ser utilizada como uma vantagem competitiva sustentável no modelo de negócio de um banco e como isso pode ser crítico para o seu sucesso futuro, ao ajudar a definir a estratégia corporativa. O caso é construído em torno do BNP Paribas, um banco líder europeu com uma presença global, de modo a tornar possível ter uma aplicação prática e assistir a resultados tangíveis. Ao desenvolver o caso, foi feita uma pesquisa descritiva utilizando dados primários e secundários referentes ao plano de transformação que o Banco BNP Paribas se encontra a promover. Quanto aos resultados do plano de transformação e da nova estratégia implementada, verificou-se que a inovação é um conhecido chavão, mas requer profundas transformações em toda a organização. É necessário colocar o cliente no centro do modelo de negócio, mudar a cultura organizacional, promover novas formas de trabalhar, bem como a requalificação dos colaboradores e também procurar incessantemente novas oportunidades de negócio, de modo a que o banco possa ter um modelo de negócio que continuamente melhor se adapta às tendências do mercado e às alterações no ambiente de negócios. O caso pedagógico contribuirá para a identificação dos fatores críticos de sucesso de transformação digital e procurará concluir do sucesso do plano de transformação, avaliando o seu impacto em termos de resultados obtidos.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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