Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19620
acessibilidade
Title: Complexo cultural Ferreira de Castro: comunicação estratégica do valor cultural
Authors: Tavares, Sara Emília Almeida
Orientador: Ferreira, Pedro António de Sousa
Keywords: Equipamentos culturais
Casa-Museu Ferreira de Castro
Biblioteca de Ossela
Comunicação estratégica
Valor cultural
Cultural equipments
Ferreira de Castro House Museum
Ossela’s library
Strategic communication
Cultural value
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: TAVARES, Sara Emília Almeida - Complexo cultural Ferreira de Castro: comunicação estratégica do valor cultural [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19620>.
Abstract: Propósito: Esta investigação visa construir uma proposta de comunicação estratégica e inerente plano de ações comunicacionais para um Complexo Cultural com o objetivo de aumentar a participação e envolvência da comunidade onde se localiza. Design/ metodologia/ abordagem: Foram escolhidos dois equipamentos culturais, a Casa-Museu Ferreira de Castro e a Biblioteca de Ossela, que compreendem um portfólio de memórias e coleções de valor imensurável associadas a Ferreira de Castro, um escritor internacionalmente reconhecido. É um estudo de caso qualitativo. Foram recolhidos e tratados dados primários e secundários, aqueles através de entrevistas e estes por análise documental. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Principais conclusões: As conclusões advêm da noção de gestão fechada da autarquia, que conduz a uma série de consequências a nível interpessoal e ao défice comunicacional do Complexo Cultural. Não foram construídas pontes entre os equipamentos e a comunidade de modo a potenciar este património histórico-cultural, sobretudo devido ao facto de as pessoas não estarem informadas sobre o que se passa no complexo. Concluiu-se também que existe uma vontade implícita da comunidade em conhecer e divulgar os equipamentos com o objetivo de aportar valor tendo a “marca” Ferreira de Castro como atractor e catalisador. Por fim, concluiu-se que é possível desenhar e apresentar propostas válidas de comunicação estratégica multidimensional para o Complexo Cultural, com potencial de adaptação a outros equipamentos similares. Implicações práticas: Considera-se um contributo académico e prático na medida em que o estudo explora e apresenta metodologias que se justificam teoricamente, que podem ser efetivamente exequíveis pelos órgãos de poder e replicadas a outros equipamentos com o mesmo diagnóstico. Originalidade/ Valor: Pioneiro no estudo académico deste tipo de equipamentos culturais, em particular.
Purpose: This investigation intend to construct a strategic comunication proposel and an inherent comunication actions plan for a cultural complex with a goal to increase the participation of the comunity where they locate. Design/ methodology/ approach: Were chosen two cultural equipments, Ferreira’s de Castro House Museum and Ossela’s Library, which comprehend a portfolio of memories and colections of great value associated to Ferreira de Castro, a recognized international writer. It’s a qualitative case of study. Were collected and treated primary and secondary data, those through interviews and this with documentary analysis. Were used content analysis as technique of data analysis. Findings: The conclusions come with a notion of closed management, which leads to a many consequences at interpersonal level and a lack of communication. Wasn’t built bridges between the cultural equipment and the comunity to enhance this historical and cultural heritage, but above all because the people wasn’t informed about what’s going on in the complex. Also it’s conclude that exist a will in community in know and spread the equipments with the goal to dock value with Ferreira’s de Castro brand as attractor and catalyser. By the end, it is known that it is possible draw and present valid strategic multidimensional communication proposals to the complex, with potential application to others similars equipments. Practical implications: The findings makes an academic and practical contributions in the way that study explore and presents methodologies, which can be justified in teory and can be puted in practice by power organs and replicated to others equipamentos with the same problems. Originality/ Value: Pioneer in academic study of this cultural equipments, in special.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19620
Thesis identifier: 202363678
Designation: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos de Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Sara_Almeida_Tavares.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.