Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19612
Autoria: Monginho, Maria Teresa Fialho
Orientação: Neto, Pedro Pereira
Martinho, Ana Pinto
Data: 16-Dez-2019
Título próprio: Jornalismo de dados: O caso '2:59' do jornal Expresso
Referência bibliográfica: Monginho, M. T. F. (2019). Jornalismo de dados: O caso '2:59' do jornal Expresso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19612
Palavras-chave: Media
Walter Lippmann
Jornalismo
Dados
Jornalismo de dados
Journalism
Data
Data journalism
Sociologia da comunicação
Recolha de dados
Portugal
Resumo: O conceito de jornalismo de dados tem sido identificado em notícias que contenham informação em formato numérico. Como forma de avaliar a justiça dessa identificação, a presente dissertação serve para perceber a presença e importância dos dados no jornalismo, como também algumas relações entre ambos; demonstrar que a ideia não é nova, mas sim uma prática que foi realizada desde as Atas Romanas e fortemente defendida por Walter Lippmann, no século XX. Utilizando como exemplo a prática do '2:59' realizada pelo jornal Expresso, no qual verificamos uma forte utilização de dados; no entanto por meio de entrevistas concluímos que nem todos os jornalistas tinham conhecimento sobre o conceito de jornalismo de dados.
The concept of data journalism has been identified in news that contain information in numerical format. As a way to evaluate the justice of this identification, the present dissertation serves to understand the presence and importance of data in journalism, as well as some relations between them; demonstrate that the idea is not new but a practice that has been made since the Roman Acts and strongly defended by Walter Lippmann, in the 20th century. Using as an example the practice of '2:59' made by Expresso, in which we verified a strong use of data; however through interviews we concluded that not all journalists knew the concept of data journalism.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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