Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19600
acessibilidade
Title: Estratégias de promoção do sucesso escolar no 5.º ano: o papel da Administração Escolar na promoção do sucesso escolar
Authors: Patrício, Ivone Margarida Marques da Silva
Orientador: Martins, Susana da Cruz
Keywords: Administração escolar
Sucesso escolar
Promoção do sucesso
Resultados escolares
School administration
School success
Promotion of success
School outcomes
Política de educação
Estratégias de sucesso
Avaliação
Trabalho de projeto
Sintra -- Lisboa
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: PATRÍCIO, Ivone Margarida Marques da Silva - Estratégias de promoção do sucesso escolar no 5.º ano: o papel da Administração Escolar na promoção do sucesso escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19600>
Abstract: A transição de ciclos, do 1.º para o 2.º ciclo, é uma das fases mais complicadas para os alunos que comporta mudanças diversas, como a alteração do espaço físico, a constante mudança de salas, o horário, vários professores para as disciplinas em vez de apenas um, entre outras mudanças, verificando-se uma redução nos resultados escolares. Numa Escola que enfrenta todos os dias desafios diários e constantes, onde as mudanças nas políticas educativas, exigem uma escola de qualidade que dê resposta a uma sociedade em permanente mudança, faz do papel de Diretor, dos mais relevantes e importantes de um Agrupamento. Neste Projeto, pretendeu-se criar um Guião orientador para a elaboração de um Projeto de Promoção do Sucesso Escolar, num agrupamento de escolas de Sintra, a aplicar aos alunos do 5.º ano de escolaridade, dado que é nesse ano que se verifica um decréscimo nos resultados escolares que podem condicionar as pretensões futuras destes alunos, a quem a escola deve conseguir dar resposta através de Programas de Promoção do Sucesso escolar. Trata-se de um guião pensado para este agrupamento, que será apresentado à Direção do mesmo para colocação em prática e posterior estudo dos resultados, e que não tem a pretensão de generalização pois cada realidade escolar é única e distinta.
The transition from 1st to 2nd cycle is one of the most complicated stages for students and involves several changes, such as changes in the physical space, constantly changing classrooms, the schedule, different teachers for the subjects instead of just one, among other changes, with a decrease in school results. In a school that faces daily and constant challenges every day. Where changes in educational policies require a quality school that responds to a constantly changing society, the role of Director is one of the most relevant and important of a school. In this project, it was intended to create guidelines for the creation of a Project of Promotion of the School Success, in a school in Sintra, to be applied to the students of the 5th grade, since in this grade there is a decrease in school outcomes that may constrain the future aspirations of these students, whom the school should be able to respond to through School Success Promotion Programs. This is a script designed for this school, which will be presented to the Board for its implementation and subsequent study of the results, and which does not claim to be generalized because each school reality is different from the others.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19600
Thesis identifier: 202363791
Designation: Mestrado em Administração Escolar
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_ivone_silva_patricio.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.