Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19565
Autoria: Parnes, Claudia Pereira
Orientação: O'Neill, Henrique José
Data: 13-Dez-2019
Título próprio: O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil
Referência bibliográfica: Parnes, C. P. (2019). O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19565
Palavras-chave: Aquisição & fusão
Liderança
Gestão de operações
Integração cultural
Acquisition & merger
Leadership
Operation management
Cultural integration
Gestão estratégica
Aquisição de empresa -- Acquisition of company
Fusão de empresas
Impacto cultural
Estudo de casos
Brasil
Resumo: No Brasil, o crescimento do movimento de aquisição & fusão nos últimos anos tem proporcio-nado rico campo de pesquisa. O objetivo central desta dissertação é a pesquisa da aquisição de uma reconhecida empresa de telecomunicação (GVT) com oferta de serviços de telefonia fixa, TV por assinatura e "internet" em quase todo o país, pela multinacional Telefônica, com presença nacional na telefonia móvel e mercado restrito nos serviços de "internet", TV e Voz. Adotou-se, como estratégia de investigação do estudo de caso, as dimensões do papel da liderança para implementação da nova estratégia de negócio decorrente da aquisição e promoção da integra-ção. Complementando o estudo, a dimensão da gestão da estratégia de operação para preparar os canais de venda para a comercialização dos novos serviços e ofertas. O olhar investigativo também foi direcionado para a questão da integração cultural. Concluiu-se que a presença de uma liderança forte e a montagem de um escritório de integração para apoiar a todo o processo foram desafiados a buscar soluções e a superar dificuldades inicialmente desconsideradas. Os resultados foram obtidos através das pessoas e de seu comprometimento com a nova empresa. A liderança, em todos os níveis, teve um papel fundamental nesse processo. Os resultados apon-taram que, mesmo obtendo sucesso nesse processo, há indícios de que novas variáveis podem ser pesquisadas, como a análise da influência da cultura brasileira no processo. Sugere-se, ainda, pesquisar a eficácia da decisão pela manutenção dos executivos e times das duas empre-sas para os resultados obtidos.
In Brazil, the growth of the acquisition & merger movement in recent years has provided a rich field of research. The main objective of this dissertation is the research of the acquisition of a renowned telecommunication company (GVT) with offer of fixed telephony, pay TV and In-ternet services in almost all the country, by the multinational Telefônica, with national presence in the mobile telephony. and restricted market in Internet, TV and Voice services. The case study's research strategy was based on the dimensions of leadership's role in implementing the new business strategy resulting from the acquisition and promotion of integration. Comple-menting the study, the management strategy dimension of the operation to prepare sales chan-nels for the commercialization of new services and offers. The investigative look was also di-rected to the issue of cultural integration. Analyzing the results, it was concluded that the pres-ence of strong leadership and the setting up of an integration office to support the entire process were challenged to seek solutions and overcome initially unidentified difficulties. The results were achieved through people and their commitment to the new company and leadership at all levels played a key role in this process. The results indicate that, even with success in this process, there are indications that new variables can be researched, such as the analysis of the influence of culture on the process. It is also worth researching the effectiveness of the decision by maintaining the executives and teams of both companies for the results obtained.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_claudia_pereira_parnes.pdf1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.