Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19555
Autoria: Silva, Raquel da Fonte Barata da
Orientação: Ferreira, Mónica Mendes
Data: 16-Dez-2019
Título próprio: Co-creation of tourism experiences and the use of social media (ICTS) as key tools for innovation and value creation in the tourism industry
Referência bibliográfica: Silva, R. da F. B. da. (2019). Co-creation of tourism experiences and the use of social media (ICTS) as key tools for innovation and value creation in the tourism industry [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19555
Palavras-chave: Tourism
Travel behavior
Technological (social media) innovation
Co-creation
Turismo
Comportamento de viagem
Inovação tecnológica (redes sociais)
Cocriação
Marketing turístico
Indústria do turismo
Rede social
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Satisfação do consumidor
Portugal
Resumo: Portugal is an emerging tourism market, being worthy of attention. Besides, the tourism industry has been connected to fast changes due to the influence of social media (Web 2.0) on the lives of consumers and the shift in the economic value from products and services to the staging of experiences. This study aims to analyze the effect that several types of social media platforms (as mediators) have on the co-creation of tourism experiences (before, during and after) and the consequent satisfaction, happiness, memorability and motivation to share it online. For that effect, an online survey was developed and conducted on a sample of 410 national and international tourists. The findings showed that the use of social media has a more significant effect while planning the trip, serving as a source of inspiration for the next trip and of information about the chosen destination. Moreover, it also leads to a substantial increase in the satisfaction that tourists feel towards the trip, since the expectations are met by what they experience during the trip, which generates a greater level of happiness and memorability. This is crucial since it leads to a greater perception of value, a positive image of the destination, a bigger willingness to recommend and share the experience with followers. This makes it important for Portuguese tourism service providers and tourism department to understand how Portugal is being represented on social media pages and the reasons that motivate tourists to share their experiences online, thus influencing their followers to visit.
Portugal é, atualmente, um mercado turístico emergente, sendo uma área importante a analisar. Além disso, a indústria do turismo tem estado ligada a mudanças rápidas devido à influência das redes sociais (Web 2.0) na vida dos consumidores e à mudança no valor económico, de produtos e serviços para a criação de experiências. Este estudo pretende analisar o efeito que vários tipos de redes sociais (mediadores) têm na cocriação de experiências de turismo e a consequente satisfação, felicidade, memorabilidade e motivação para as partilhar online. Assim, foi realizado um inquérito online a uma amostra de 410 turistas nacionais e internacionais. Os resultados mostraram que o uso das redes sociais tem um efeito mais significativo no planeamento da viagem, servindo como fonte de inspiração para a próxima viagem e de informação sobre o destino escolhido. Além disso, também leva a um aumento substancial na satisfação que os turistas sentem em relação à viagem, uma vez que as expectativas correspondem ao que eles vivenciam durante a viagem, o que gera um maior nível de felicidade e memorabilidade. Isto é crucial porque leva a uma maior perceção de valor, uma imagem positiva do destino, uma maior disponibilidade para recomendar e partilhar a experiência com os seguidores. Isto torna importante que os prestadores de serviços de turismo e o departamento de turismo português compreendam como Portugal está a ser representado nas redes sociais e as razões que motivam os turistas a partilhar as suas experiências online, influenciando assim os seus seguidores a visitar o destino.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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