Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19535
acessibilidade
Title: Validação de um sistema de classificação de pacientes para a prestação de cuidados de enfermagem em ambulatório de oncologia
Authors: Passos, Patricia Martins
Orientador: Bentes, Sónia Margarida Ricardo
Keywords: Ambulatório
Enfermagem
Modelo
Nível
Oncologia
Paciente
Quimioterapia
Ambulatory
Nursing
Model
Level
Oncology
Patient
Chemotherapy
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: PASSOS, Patricia Martins - Validação de um sistema de classificação de pacientes para a prestação de cuidados de enfermagem em ambulatório de oncologia [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19535>.
Abstract: O presente estudo engloba conceitos e contextualizações de um modelo assistencial para a equipe de enfermagem em um ambulatório de quimioterapia validando um número suficiente de enfermeiros para um atendimento de excelência aos pacientes em tratamento para o câncer. Um dos maiores desafios em um ambulatório de quimioterapia é encontrar o número ideal de enfermeiros que sejam capacitados e atendam com qualidade o paciente oncológico. Treinamento e capacitação contínua são os pontos chave para uma equipe qualificada e a altura de propiciar uma assistência completa. A metodologia de classificação de criticidade do paciente oncológico foi estudada nesta dissertação por oferecer mais enfoque aos processos associados à prestação de cuidados profissionais de enfermagem, levando em consideração a performance status do paciente oncológico em regime de tratamento ambulatorial. A utilização de níveis de criticidade auxilia o planejamento da assistência, sendo o maior nível aplicado aos pacientes como uma representação de maior atenção a ser dada pelo enfermeiro para seu paciente. Como conclusão, a metodologia que utiliza a criticidade do paciente caracterizada por níveis, mostrou que a utilização de 21 pontos diários é a ideal para obter-se o numero adequado de enfermeiros em um ambulatório de quimioterapia.
The present study encompasses concepts and contextualizations of a care model for the nursing staff in a chemotherapy outpatient clinic validating a sufficient number of nurses to provide excellent care to patients undergoing cancer treatment. One of the biggest challenges in a chemotherapy outpatient clinic is to find the ideal number of nurses who are qualified and provide quality care to the cancer patient. Ongoing training and capacity building are the key points for a qualified team and the time to provide complete assistance. The methodology of criticality classification of cancer patients was studied because it offers more focus on the processes associated with the provision of professional nursing care, taking into consideration the performance status of cancer patients on an outpatient basis. The use of criticality levels helps care planning, with the highest level applied to patients as a representation of greater attention to be given by nurses to their patients. In conclusion, the methodology that uses the criticality of the patient characterized by levels, showed that the use of 21 daily points is ideal to obtain the adequate number of nurses in a chemotherapy outpatient clinic.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19535
Thesis identifier: 202353141
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Patricia_Martins_Passos.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.