Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19534
acessibilidade
Title: Formação a distância e transferência de conhecimento: um estudo numa instituição de saúde privada no Rio de Janeiro
Authors: Pombo, Fabiano Hosken
Orientador: Almeida, Filomena Maria Nogueira da Silva de
Keywords: E-Learning
Recursos humanos
Desenvolvimento organizacional
Engajamento do trabalho
Crescimento organizacional
Capacitação
Human resources
Organization development
Work engagement
Organization growth
Training
Issue Date: 6-Dec-2019
Citation: POMBO, Fabiano Hosken - Formação a distância e transferência de conhecimento: um estudo numa instituição de saúde privada no Rio de Janeiro [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19534>.
Abstract: Este estudo tem por objetivo averiguar se um treinamento a distância utilizando a ferramenta e-learning pode ser uma solução capaz de transmitir as mesmas informações que conteúdos ministrados presencialmente com uma abrangência maior de alcance, tornando o processo mais dinâmico e com menor custo para a empresa. Para esta pesquisa foram criados dois grupos, um para treinamento presencial e outro para treinamento a distância e posteriormente foram avaliados quatro fatores a fim de identificar se o ensino a distância obteve um resultado não inferior ao ensino presencial. Os fatores avaliados foram o Fator de satisfação do participante, o Fator de aprendizagem alcançada, o Fator de adequação pedagógica e o Fator do custo. Os Fatores de satisfação do participante e de aprendizagem alcançada foram semelhantes, porém os Fatores de aprendizagem alcançada e do custo apresentaram um melhor resultado para a educação a distância. Fatores como flexibilidade do tempo, recursos audiovisuais e tecnológicos podem ter influenciado no resultado superior para o Fator de aprendizagem alcançada. Novos estudos são propostos para responder outras questões relacionadas aos custos e retorno com o investimento em treinamentos com novas metodologias.
The purpose of this study is to determine if a distance training using the e-learning tool can be a solution capable of transmitting the same information as content delivered in person with a wider reach, making the process more dynamic and less costly for the company. . For this research, two groups were created, one for face-to-face training and one for distance training, and four factors were subsequently evaluated to identify whether distance learning had a result not inferior to face-to-face teaching. The factors evaluated were the Participant Satisfaction Factor, the Learning Factor Achieved, the Pedagogical Suitability Factor, and the Cost Factor. The Participant Satisfaction and Learning Factors were similar, but the Learning and Cost Factors showed a better result for distance education. Factors such as time flexibility, audiovisual and technological resources may have influenced the superior outcome for the learning factor achieved. New studies are proposed to answer other questions related to costs and return with the investment in training with new methodologies.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19534
Thesis identifier: 202353010
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Fabiano_Hosken_Pombo.pdf894.87 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.