Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19526
Autoria: Esteves, Milay Barreto
Orientação: Fonseca, Susana
Data: 9-Dez-2019
Título próprio: Robótica e programação em contexto escolar: Um estímulo à motivação e criatividade na aprendizagem
Referência bibliográfica: Esteves, M. B. (2019). Robótica e programação em contexto escolar: Um estímulo à motivação e criatividade na aprendizagem [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19526
Palavras-chave: Programação
Motivação
Criatividade -- Creativity
Desempenho escolar
Programming and robotics
Motivation
School performance
Psicologia educacional
Ensino básico
Robótica
Avaliação do desempenho escolar -- Assessment of school performance
Resumo: A programação e desenvolvimento de jogos educativos e robóticos podem oferecer aos alunos vantagens, como uma maior capacidade de concentração, motivação e criatividade no meio académico, embora esta pareça uma área complexa principalmente para os mais jovens. Este estudo procurou perceber a relação da robótica, em contexto escolar, com os níveis de criatividade e motivação para a aprendizagem. Participaram nesta investigação 158 estudantes do 1º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 7 e 12 anos, que frequentam a atividade de enriquecimento curricular de programação e robótica. Utilizou-se um instrumento de auto-relato que avaliava os dados sociodemográficos, “Motivação para a Aprendizagem”, e o “Clima para a criatividade em sala de aula”. Os resultados revelaram que quanto maior o interesse do aluno pela programação, maior é a sua criatividade, não se verificando diferenças significativas entre o sexo feminino e masculino. Verificou-se que quanto maior é a motivação para a aprendizagem, melhor é o desempenho escolar do aluno. No entanto, o interesse pela programação não apresentou relação significativa na motivação para a aprendizagem. Concluiu-se que a programação e robótica é uma mais valia na promoção da criatividade do aluno, o que poderá trazer benefícios no desempenho escolar do aluno.
Programming and developing of educational and robotic games can offer students advantages such as greater concentration, motivation and creativity in the academic world, although this seems to be a complex area especially for younger people. This study sought to understand the relationship of robotics, in school context with the levels of creativity and motivation for learning. This study sought to understand the relationship of robotics, in a school context, with the levels of creativity and motivation for learning. Participated in this research 158 students of the 1st cycle of basic education, aged between 7 and 12 years old, who attend the curriculum enrichment activity of programming and robotics. A self-report instrument was used that assessed sociodemographic data, "Motivation for Learning", and "Climate for creativity in the classroom". The results revealed that the greater the student's interest in programming, the greater their creativity, with no significant differences between female and male. It was found that the greater the motivation for learning, the better the student's school performance. However, interest in programming did not show a significant relationship in motivation for learning. It was concluded that programming and robotics is an asset in promoting student creativity, which may bring benefits in student performance.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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