Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19513
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSimaens, Ana Margarida Madureira-
dc.contributor.authorCastro, Aline Randala da Costa-
dc.date.accessioned2020-01-20T16:45:04Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationCASTRO, Aline Randala da Costa - Contextualização da sustentabilidade em instituições de ensino superior brasileiras [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19513>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19513-
dc.description.abstractAs instituições de ensino superior (IES) desempenham um papel relevante na disseminação do conhecimento sobre a sustentabilidade e na transformação da sociedade. Ao abordarem aspectos sociais, ambientais, econômicos e políticos no âmbito educacional, influenciam a formação de futuros profissionais para que se tornem tomadores de decisões globalmente responsáveis. Nesse sentido, a publicação de relatórios de sustentabilidade torna-se uma importante ferramenta de comunicação e de reafirmação do compromisso com o desenvolvimento sustentável. O presente estudo tem o intuito de examinar a contextualização feita pelas IES brasileiras em termos da sustentabilidade, no que diz respeito aos seus impactos na estratégia, engajamento dos stakeholders, atividades educacionais e operacionais, explorando relatórios de sustentabilidade publicados ao longo de cinco anos, identificando quais sinalizações são transmitidas em relação a institucionalização e adoção de condutas sustentáveis. Tem-se ainda o objetivo de analisar a relação entre as percepções e expectativas dos stakeholders internos, através de um estudo de caso. A partir dos resultados obtidos, espera-se aprimorar o entendimento sobre a incorporação da sustentabilidade nas instituições de ensino superior brasileiras e sua sinalização aos interessados por meio dos relatórios de sustentabilidade, contribuindo para o tema ainda pouco explorado.por
dc.description.abstractHigher education institutions (HEIs) perform a relevant role in disseminating knowledge about sustainability and transforming society. By addressing social, environmental, economic and political aspects in education, they influence the development of future professionals to become globally responsible decision-makers. In this sense, the publication of sustainability reports becomes an important communication and reaffirmation tool for the commitment to sustainable development. This study aims to examine the contextualization made by Brazilian HEIs in terms of sustainability, about concerning to its impacts on strategy, stakeholder engagement, educational and operational activities, exploring sustainability reports published over five years, identifying which signals are transmitted about the institutionalization and adoption of sustainable behaviors. It also aims to analyze the relationship between the perceptions and expectations of internal stakeholders through a case study. From the results obtained, it is expected to improve the understanding on the incorporation of sustainability in Brazilian higher education institutions and its signaling to stakeholders through sustainability reports, contributing to the theme that is still little explored.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectInstituições de ensino superiorpor
dc.subjectRelatórios de sustentabilidadepor
dc.subjectSinalizaçãopor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectHigher education institutionspor
dc.subjectSustainability reportspor
dc.subjectSignalingpor
dc.titleContextualização da sustentabilidade em instituições de ensino superior brasileiraspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202345360por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
dc.date.embargo2022-11-24-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Aline_Costa_Castro.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.