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http://hdl.handle.net/10071/19513
Autoria: | Castro, Aline Randala da Costa |
Orientação: | Simaens, Ana Margarida Madureira |
Data: | 25-Nov-2019 |
Título próprio: | Contextualização da sustentabilidade em instituições de ensino superior brasileiras |
Referência bibliográfica: | Castro, A. R. da C. (2019). Contextualização da sustentabilidade em instituições de ensino superior brasileiras [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19513 |
Palavras-chave: | Sustentabilidade Instituições de ensino superior Relatórios de sustentabilidade Sinalização Sustainability Higher education institutions Sustainability reports Signaling |
Resumo: | As instituições de ensino superior (IES) desempenham um papel relevante na disseminação
do conhecimento sobre a sustentabilidade e na transformação da sociedade. Ao abordarem
aspectos sociais, ambientais, econômicos e políticos no âmbito educacional, influenciam a
formação de futuros profissionais para que se tornem tomadores de decisões globalmente
responsáveis. Nesse sentido, a publicação de relatórios de sustentabilidade torna-se uma
importante ferramenta de comunicação e de reafirmação do compromisso com o
desenvolvimento sustentável. O presente estudo tem o intuito de examinar a
contextualização feita pelas IES brasileiras em termos da sustentabilidade, no que diz
respeito aos seus impactos na estratégia, engajamento dos stakeholders, atividades
educacionais e operacionais, explorando relatórios de sustentabilidade publicados ao longo
de cinco anos, identificando quais sinalizações são transmitidas em relação a
institucionalização e adoção de condutas sustentáveis. Tem-se ainda o objetivo de analisar
a relação entre as percepções e expectativas dos stakeholders internos, através de um estudo
de caso. A partir dos resultados obtidos, espera-se aprimorar o entendimento sobre a
incorporação da sustentabilidade nas instituições de ensino superior brasileiras e sua
sinalização aos interessados por meio dos relatórios de sustentabilidade, contribuindo para
o tema ainda pouco explorado. Higher education institutions (HEIs) perform a relevant role in disseminating knowledge about sustainability and transforming society. By addressing social, environmental, economic and political aspects in education, they influence the development of future professionals to become globally responsible decision-makers. In this sense, the publication of sustainability reports becomes an important communication and reaffirmation tool for the commitment to sustainable development. This study aims to examine the contextualization made by Brazilian HEIs in terms of sustainability, about concerning to its impacts on strategy, stakeholder engagement, educational and operational activities, exploring sustainability reports published over five years, identifying which signals are transmitted about the institutionalization and adoption of sustainable behaviors. It also aims to analyze the relationship between the perceptions and expectations of internal stakeholders through a case study. From the results obtained, it is expected to improve the understanding on the incorporation of sustainability in Brazilian higher education institutions and its signaling to stakeholders through sustainability reports, contributing to the theme that is still little explored. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_aline_costa_castro.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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