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http://hdl.handle.net/10071/19488
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Title: Educação popular enquanto projeto de transformação social: que futuro para Portugal?
Authors: Simão, Ana Margarida Junqueira
Orientador: Esteves, Ana Margarida
Keywords: Educação popular
Transformação social
Movimento associativo
Politicas de educação de adultos
Popular education
Social transformation
Associative movement
Adult education policies
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: SIMÃO, Ana Margarida Junqueira - Educação popular enquanto projeto de transformação social: que futuro para Portugal? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19488>.
Abstract: O presente trabalho surge com o objetivo de pensar a educação através de diferentes perspetivas contrárias ao modelo escolar. Neste sentido, são valorizadas modalidades de educação que defendam uma educação emancipadora, libertadora e promotora de transformação social, focando-se nas iniciativas de Educação Popular ocorridas em Portugal no pós 25 de abril de 1974. Ao longo do trabalho é feita igualmente uma retrospetiva histórica das políticas de educação de adultos em Portugal. Esta pesquisa procura fornecer respostas à pergunta: “Existe futuro, em Portugal, para a Educação Popular crítica e promotora de transformação social, dentro da escola formal ou num contexto de organizações (Terceiro Sector) afastado das lutas e reivindicações sociais e políticas, que caracterizaram as organizações no pós 25 de abril de 1974?”. De forma a contribuir para a procura de respostas, esta pesquisa inclui a realização de entrevistas a pessoas com trabalho realizado neste campo. Hoje é possível constatar que a educação, e nomeadamente a educação de adultos, têm perdido cada vez mais o seu carácter subversivo. Desta forma, é difícil imaginar a escola formal – promotora de acomodação social - e o terceiro sector - tão dependente de financiamentos externos e decisões políticas – como espaços favoráveis ao desenvolvimento de uma educação que fomente o pensamento critico. É contudo, cada vez mais importante que se criem, por enquanto fora destes contextos, iniciativas e espaços alternativos que continuem a comprovar que há outros caminhos possíveis, e outras formas de viver a educação.
This paper aims to think about education through different perspectives contrary to the school model. In this sense, education categories that defend an emancipating and liberating education that promotes social transformation are valued, focusing on the Popular Education initiatives that took place in Portugal after april 25, 1974. Throughout the work, a historical retrospective is also made of adult education policies in Portugal. This research seeks to provide answers to the question: “Is there a future, in Portugal, for a critical and promoter of social transformation Popular Education, within the formal school or in a context of organizations (Third Sector), away from the struggles and social political claims that characterized the organizations after april 25, 1974?”. In order to contribute to the search for answers, this research includes interviews with people with a body of work in this field. Today it can be seen that education, and in particular adult education, has increasingly lost its subversive character. Thus, it is difficult to imagine the formal school - promoting social accommodation - and the Third Sector - so dependent on external funding and political decisions - as favorable spaces for the development of an education that fosters critical thinking. It is, however, increasingly important to create, for the time being outside these contexts, alternative initiatives and spaces that continue to prove that there are other possible paths, and other ways of living education.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19488
Thesis identifier: 202348652
Designation: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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