Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19486
acessibilidade
Title: PROVE'scola: diagnóstico de necessidades e proposta de um projeto para a promoção de comportamentos de saúde e sustentabilidade no âmbito de atividades cooperativas
Authors: Lopo, Eunice Liane Gomes
Orientador: Marques, Sibila
Craveiro, Daniela
Keywords: Crianças
Comportamento saudável
Comportamento sustentável
Cooperação
Consumo saudável
Projeto
PROVE'scola
Children
Healthy behavior
Sustainable behavior
Cooperation
Healthy consumption
Project
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: LOPO, Eunice Liane Gomes - PROVE'scola: diagnóstico de necessidades e proposta de um projeto para a promoção de comportamentos de saúde e sustentabilidade no âmbito de atividades cooperativas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19486>.
Abstract: O presente trabalho consiste num diagnóstico de necessidades e proposta de um projeto para a promoção estilos de vida mais saudáveis e mais ecológicos em crianças. O levantamento de diagnóstico de necessidades foi realizado com duas turmas de 3º ano (N=30) com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos. Os resultados recolhidos mostraram a predominância de comportamentos competitivos face aos cooperativos; representações do ambiente antropocêntricas e interligadas às temáticas inseridas no currículo escolar; um baixo conhecimento sobre alimentos sazonais e uma reduzida ingestão de frutas e vegetais em relação ao consumo de carne. Estes resultados legitimam a necessidade de intervenção neste domínio. PROVE'scola é uma proposta de projeto que consiste do desenvolvimento de atividades focadas no processo de uma cooperativa agrícola direcionada aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, mais especificamente do 3º e 4º anos. Destaca-se de outros projetos relacionados com a sustentabilidade, produção agrícola e cooperação por não se focar exclusivamente numa só temática. Opta por desenvolver competências adjacentes às etapas de uma cooperativa agrícola, recorrendo à aprendizagem cooperativa nas temáticas de produção e consumo saudável e sustentável.
The present study consists of a needs assessment and proposal of a project to promote health and sustainable behaviors among children. The needs assessment study included children (N = 30) aged between 8 and 9 years. Results showed the predominance of competitive behaviors; representations of the environment connected with the topics inserted in the school curriculum and anthropocentric; low knowledge of seasonal foods and low intake of fruits and vegetables in comparison to meat consumption. These results justify the need for a proposal to target the domain described above. In this regard, the study proposes the PROVE'scola project as a way of dealing with the promoting health and sustainable behaviours among children. The project consists of the development of activities focused on the process of creating an agricultural cooperative directed to the students of the first cycle of elementary school, from 3rd and 4th year. It stands out from other projects related to sustainability, agricultural production and cooperation because it does not focus exclusively on one topic. It chooses to develop skills linked to the different stages of an agricultural cooperative, using cooperative learning within the scope of the topic of healthy and sustainable production and consumption.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19486
Thesis identifier: 202349683
Designation: Mestrado em Psicologia Social da Saúde
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_eunice_gomes_lopo.pdf28.28 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.