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http://hdl.handle.net/10071/19482
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Title: Leitura de livros em Portugal e na Europa: tendências recentes numa perspetiva comparada
Authors: Lopes, Miguel Ângelo Dias
Orientador: Neves, José Soares
Ávila, Patrícia Durães
Keywords: Sociologia da leitura
Práticas de leitura
Leitura de livros
Eurobarómetro
Inquérito à Educação e Formação de Adultos
Sociology of reading
Reading practices
Book reading
Eurobarometer
Adult Education Survey
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: LOPES, Miguel Ângelo Dias - Leitura de livros em Portugal e na Europa: tendências recentes numa perspetiva comparada [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19482>.
Abstract: A presente investigação pretende produzir novos contributos para compreender a evolução recente das práticas de leitura, em particular da leitura de livros, em Portugal. Numa primeira análise, efetua-se uma comparação entre Portugal e outros países da União Europeia, evidenciando a posição relativa dos portugueses leitores de livros face aos congéneres europeus, e verificando se a tendência de leitura de livros no nosso país acompanha a desses países. De seguida, e tendo como conceito nuclear o de leitura como prática cultural, ou seja, perspetivando a leitura de livros como uma atividade realizada em tempos de lazer, procura-se através de uma análise diacrónica caracterizar a população portuguesa leitora de livros, em termos do perfil sociodemográfico e socioprofissional. São realizadas ainda duas análises centradas apenas no último ano de que dispomos dados para Portugal (2016), uma tendo em conta o número de livros lidos, outra, multivariada, relacionando a leitura de livros com outras dimensões. A estratégia metodológica seguida é quantitativa incidindo em inquéritos transnacionais à população, cujo foco principal não é a leitura, mas que contêm perguntas sobre a leitura de livros.
This research aims to produce new contributions to understand the recent evolution of reading practices, particularly book reading, in Portugal. In a first analysis, a comparison is made between Portugal and other European Union countries, showing the relative position of Portuguese book readers vis-à-vis their European counterparts, and checking whether the trend of book reading in our country follows that of those countries. Next, and based on the core concept of reading as a cultural practice, i.e., considering the reading of books as an activity carried out in leisure time, we seek to characterise the Portuguese book-reading population through a diachronic analysis, in terms of the sociodemographic and socio-professional profile. Two analyses are also carried out focusing only on the last year for which we have data for Portugal (2016), one taking into account the number of books read, the other multivariate, relating the reading of books with other dimensions. The research strategy followed is quantitative and focuses on transnational population surveys, the main focus of which is not reading, but which contain questions on book reading.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19482
Thesis identifier: 202348520
Designation: Mestrado em Sociologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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