Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19482
Autoria: Lopes, Miguel Ângelo Dias
Orientação: Neves, José Soares
Ávila, Patrícia Durães
Data: 18-Dez-2019
Título próprio: Leitura de livros em Portugal e na Europa: Tendências recentes numa perspetiva comparada
Referência bibliográfica: Lopes, M. Â. D. (2019). Leitura de livros em Portugal e na Europa: Tendências recentes numa perspetiva comparada [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19482
Palavras-chave: Sociologia da leitura
Práticas de leitura
Leitura de livros
Eurobarómetro
Inquérito à Educação e Formação de Adultos
Sociology of reading
Reading practices
Book reading
Eurobarometer
Adult Education Survey
Sociologia da cultura
Prática cultural
Análise sociodemográfica -- Sociodemographic analysis
Portugal -- 2016
Resumo: A presente investigação pretende produzir novos contributos para compreender a evolução recente das práticas de leitura, em particular da leitura de livros, em Portugal. Numa primeira análise, efetua-se uma comparação entre Portugal e outros países da União Europeia, evidenciando a posição relativa dos portugueses leitores de livros face aos congéneres europeus, e verificando se a tendência de leitura de livros no nosso país acompanha a desses países. De seguida, e tendo como conceito nuclear o de leitura como prática cultural, ou seja, perspetivando a leitura de livros como uma atividade realizada em tempos de lazer, procura-se através de uma análise diacrónica caracterizar a população portuguesa leitora de livros, em termos do perfil sociodemográfico e socioprofissional. São realizadas ainda duas análises centradas apenas no último ano de que dispomos dados para Portugal (2016), uma tendo em conta o número de livros lidos, outra, multivariada, relacionando a leitura de livros com outras dimensões. A estratégia metodológica seguida é quantitativa incidindo em inquéritos transnacionais à população, cujo foco principal não é a leitura, mas que contêm perguntas sobre a leitura de livros.
This research aims to produce new contributions to understand the recent evolution of reading practices, particularly book reading, in Portugal. In a first analysis, a comparison is made between Portugal and other European Union countries, showing the relative position of Portuguese book readers vis-à-vis their European counterparts, and checking whether the trend of book reading in our country follows that of those countries. Next, and based on the core concept of reading as a cultural practice, i.e., considering the reading of books as an activity carried out in leisure time, we seek to characterise the Portuguese book-reading population through a diachronic analysis, in terms of the sociodemographic and socio-professional profile. Two analyses are also carried out focusing only on the last year for which we have data for Portugal (2016), one taking into account the number of books read, the other multivariate, relating the reading of books with other dimensions. The research strategy followed is quantitative and focuses on transnational population surveys, the main focus of which is not reading, but which contain questions on book reading.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_miguel_dias_lopes.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.