Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19480
Autoria: Caetano, Beatriz Leitão
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Martinho, Ana Isabel Pinto
Data: 28-Nov-2019
Título próprio: Calma Mente: Descodificar a ansiedade, uma campanha para a saúde mental
Referência bibliográfica: Caetano, B. L. (2019). Calma Mente: Descodificar a ansiedade, uma campanha para a saúde mental [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19480
Palavras-chave: Saúde mental
Ansiedade -- Anxiety
Comunicação em saúde
Comunicação pública
Marketing social
Mental health
Health communication
Public communication
Social marketing
Sociologia da comunicação
Meios de comunicação
Trabalho de projeto
Portugal
Resumo: Este trabalho de projeto propõe-se a conceber uma campanha de comunicação que providencie informação sobre Perturbações de Ansiedade e que contribuía para o aumento de literacia neste tema. O trabalho é desenvolvido de maneira a poder ser colocado em prática por uma organização pública na área da saúde. Em Portugal, para além de fazer parte do grupo das Perturbações Mentais Comuns, as Perturbações de Ansiedade representam 6,06% dos utentes ativos nos Cuidados de Saúde Primários, registos estes que têm vindo a aumentar desde 2011. Indivíduos com perturbações mentais têm necessidades especificas em diversas áreas como médica, familiar, comunitária e de reabilitação que podem ser colmatadas com a coexistência de uma boa promoção em saúde mental e infraestruturas capazes de apoiar estes indivíduos. Fazendo a integração de conceitos teóricos entre comunicação em saúde e marketing social, a campanha delineada para este projeto estende-se a um público-alvo definido e pretende apresentar a adaptação adequada a cada meio de comunicação selecionado. A capacidade de reconhecer sinais e sintomas característicos da patologia e potenciar alterações de comportamentos constituem o objetivo principal da campanha.
This project work intends to develop a communication campaign that provides information about Anxiety Disorders and contributes to increase literacy in this subject. The work is developed in order to be applied by a public health organization. In Portugal, besides being part of the group of Common Mental Disorders, Anxiety Disorders represents 6.06% of the active users in the Primary Health Care, records that have been increasing since 2011. Individuals with mental disorders have specific needs in several areas such as medical, family, community and rehabilitation that can be filled with the coexistence of good promotion in mental health and infrastructures capable of supporting these individuals. By integrating theoretical concepts between health communication and social marketing, the campaign outlined for this project extends to define target audiences and establish the appropriate adaptation to each medium of communication. The ability to recognize characteristic signs and symptoms of the disorder and empower behavioral changes are the main goal of the campaign.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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