Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19479
acessibilidade
Title: Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: implicações no comportamento pró-social e antissocial
Authors: Santos, Helena dos Anjos
Orientador: Simões, Francisco Alexandre Melo
Keywords: Suporte social
Adolescentes
Professores
Melhores amigos
Comportamento
Social support
Teens
Teachers
Best friends
Behavior
Issue Date: 3-Dec-2019
Citation: SANTOS, Helena dos Anjos - Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: implicações no comportamento pró-social e antissocial [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19479>.
Abstract: Este estudo tem como objetivo explorar as relações entre o suporte social para a autonomia dos melhores amigos, controlando o suporte para a autonomia providenciado pela figura parental mais envolvida na gestão de questões comportamentais, na opinião dos participantes, e por professores, especificamente, diretores de turma e o desenvolvimento social, nomeadamente em indicadores de comportamento antissocial e de comportamento pró-social. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo, com a recolha dos dados por questionário ao correr nas escolas públicas de duas ilhas dos Açores. Participaram no estudo 225 adolescentes com idades entre os 14 e 17 anos. (M = 14.57 anos, DP = .81). Destes, 119 jovens (52.90%) eram do sexo feminino e 106 eram do sexo masculino (47.10%). Os resultados mostram que o suporte da autonomia dos melhores amigos, mas também o suporte para a autonomia dos professores estão associados a maiores níveis de comportamento pró-social. Não foi encontrada qualquer correlação sobre o suporte para autonomia com os comportamentos antissociais. Este resultado poderá ter como explicação a origem rural dos participantes, pois estudos anteriores revelaram que há nos meios rurais, maior hierarquia e controlo social podendo justificar maior restrição para o envolvimento em comportamentos desviantes
This study aims to explore the relationships between social support for the autonomy of best friends, controlling the support for autonomy provided by the parental figure most involved in managing behavioral issues, in the opinion of the participants, and by teachers, specifically principals. class and social development, in particular in indicators of antisocial and pro-social behavior. A cross-sectional quantitative study was carried out, with data collected by questionnaire while running in the public schools of two Azores islands. The study included 225 adolescents aged 14 to 17 years. (M = 14.57 years, SD = .81). Of these, 119 young people (52.90%) were female and 106 were male (47.10%). The results show that support for autonomy of best friends and support for autonomy of teachers are associated with higher levels of prosocial behavior. No correlation was found on support for autonomy with antisocial behaviors. This result may be explaned by the rural origin of the participants, as previous studies have shown that there is a greater hierarchy and social control in rural areas and may justify greater restriction for engaging in deviant behaviors.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19479
Thesis identifier: 202348490
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Helena_Santos_Anjos.pdf917.83 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.