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http://hdl.handle.net/10071/19445
Autoria: | Cardoso, Bárbara Filipa |
Orientação: | Silva, Rui Vinhas da Marques, Catarina |
Data: | 13-Nov-2019 |
Título próprio: | Olfactory purchases: How does scent influence the consumer's decision-making process? |
Referência bibliográfica: | Cardoso, B. F. (2019). Olfactory purchases: How does scent influence the consumer's decision-making process? [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19445 |
Palavras-chave: | Scent Scent marketing Sales Experimental study Aroma Marketing aromático Venda Estudo experimental Marketing Estratégias de marketing Olfacto Perceção olfativa Portugal |
Resumo: | This study focuses on two main themes, Scent Marketing and Consumer Behavior. The
main objective is to evaluate whether the implementation of a pleasant odor has an impact on
consumer behavior at the point of sale.
This research collected answers for the question presented, through the elaboration of a
questionnaire to evaluate if the introduction of a pleasant scent impacted, in a positive way, the
intention to revisit the store, the overall store image, the perceived environmental quality of the
store, the overall evaluation of the products and the satisfaction with the employees.
The study started on June 5th and ended on July 8th of 2019. The first two weeks the
experience took place at the Worten Mobile at Amadora and the last two weeks were in the
Worten Megastore at Amadora. To have more stable results, the stimulus was programmed to
be switched on one day and switched off the consecutive day.
The data analysis allowed to conclude that the introduction of a scent considered
pleasant, in a store environment influences positively the store sales, the overall store image,
the perceived environmental quality of the store, the overall evaluation of the products and the
satisfaction with the staff. With the analysis it was also possible to conclude that the scent
decreases the perception of time. Este estudo centra-se em dois temas principais, o Marketing Aromático e o Comportamento do Consumidor. O objetivo principal foi avaliar se a implementação de um aroma considerado agradável tem impacto no comportamento do consumidor no ponto de venda. Esta pesquisa reuniu respostas para a questão por meio da elaboração de um questionário para avaliar se a introdução de um aroma agradável impactou, de forma positiva, a intenção de revisitar a loja, a imagem geral da loja, a qualidade percecionada do ambiente da loja, a avaliação global dos produtos e a satisfação com os funcionários. O estudo começou no dia 5 de junho e terminou no dia 4 de julho de 2019. As duas primeiras semanas foram na Worten Mobile na Amadora e as duas últimas semanas foram na Worten Mega na Amadora. Para obter resultados mais estáveis, o estímulo foi programado para estar presente num dia e não estar no dia consecutivo. Depois do estudo experimental as análises provaram que a introdução de um aroma considerado agradável, influencia positivamente as vendas, a imagem geral da loja, a qualidade percecionada do ambiente de loja, a avaliação geral dos produtos e a satisfação com os empregados da loja. Também foi possível concluir que o aroma diminui a perceção do tempo. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_barbara_nobre_cardoso.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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