Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, José Soares-
dc.contributor.authorAlexandre, Joice-
dc.date.accessioned2020-01-16T19:37:07Z-
dc.date.available2020-01-16T19:37:07Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationAlexandre, J. (2019). O estudo de públicos como ferramenta de planejamento estratégico da Mostra Portuguesa de Micro-Teatro [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19412pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19412-
dc.description.abstractA presente dissertação está inserida no ramo de Gestão Cultural do Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura, e possui três objetivos principais. O primeiro deles é a execução do planejamento estratégico da primeira edição da Mostra Portuguesa de Micro-Teatro. O segundo é a caracterização dos públicos que frequentaram o evento, de modo a identificá-los no que tange ao perfil sociográfico, às características da ida ao teatro, seus hábitos e motivações, e também as opiniões desses públicos a respeito do evento. O terceiro objetivo consiste na realização do balanço de execução da Mostra Portuguesa de Micro-Teatro, de forma a, utilizando-se dos resultados obtidos com a concretização dos dois objetivos anteriores, analisar de forma holística os resultados do evento, mensurando seus sucessos e fracassos, para que sirvam como base na formulação de edições seguintes. Os resultados principais revelam que os estudos de público são bastante úteis enquanto ferramenta auxiliar para o planejamento estratégico de projetos culturais, fornecendo dados relevantes acerca dos hábitos, comportamentos, gostos e opiniões dos públicos presentes, que não poderiam ser obtidas com igual precisão de outra forma. O estudo também constatou que a resposta, em geral, à realização da Mostra Portuguesa de Micro-Teatro em Curitiba foi deveras positiva, tanto por parte dos públicos, quanto do Festival de Teatro de Curitiba e do Fringe, bem como por parte dos apoiantes e patrocinadores locais, indicando a existência de mercado e interesse na região para iniciativas similares.por
dc.description.abstractThis dissertation belongs to the Cultural Management branch of the Master’s Degree in Entrepreneurship and Culture Studies and has three main objectives. The first one is to make the strategic planning for the first edition of the theater event Mostra Portuguesa de Micro-Teatro. The second is to characterize the spectators who attended the event, in order to identify them regarding their sociographic profile, the characteristics linked to the habits of consuming arts, their motivations, and also the opinions of these audiences about the event. The third objective is to carry out the executive balance of the Mostra Portuguesa de Micro-Teatro, in order to use the obtained results to holistically analyze the results of the event, measuring its successes and failures, serving as a basis for the formulation of the subsequent editions. The main results reveal that audience studies are very useful as an auxiliary tool for the strategic planning of cultural projects, providing relevant data about the habits, behaviors, tastes and opinions of the spectators present, which could not be obtained with equal accuracy otherwise. The study also found that the overall response to the event in Curitiba was very positive, both from the audience and from the Festival de Teatro de Curitiba and Fringe, as well as from supporters and sponsors. local sponsors, indicating the existance of an market field and public interest in the region for similar initiatives.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPúblicos da culturapor
dc.subjectFestival de Teatro de Curitibapor
dc.subjectMostra Portuguesa de Micro-Teatropor
dc.subjectPlaneamento estratégicopor
dc.subjectProjecto culturalpor
dc.subjectCulture audiencespor
dc.subjectStrategic managementpor
dc.subjectCultural projectspor
dc.subjectSociologia da cultura-
dc.subjectPúblico-
dc.subjectTeatro-
dc.subjectBrasil-
dc.titleO estudo de públicos como ferramenta de planejamento estratégico da Mostra Portuguesa de Micro-Teatropor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202341470por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades-
thesis.degree.nameMestrado em Empreendedorismo e Estudos da Culturapor
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_joice_alexandre.pdf5,67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.