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http://hdl.handle.net/10071/19370
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Title: Exaustão emocional no setor da restauração: implicações das redes sociais (TripAdvisor)
Authors: Ferreira, Joana Regalo
Orientador: Ferreira, Aristides Isidoro
Keywords: Recursos humanos
Restauração
Atuação
Exaustão emocional
Human resources
Catering industry
Acting
Emotional exhaustion
Issue Date: 7-Dec-2019
Citation: FERREIRA, Joana Regalo - Exaustão emocional no setor da restauração: implicações das redes sociais (TripAdvisor) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19370>.
Abstract: O presente estudo tem como principal objetivo contribuir para o estudo dos recursos humanos na restauração. Pretende-se testar o sentido e intensidade da relação entre exaustão emocional (burnout) e a evolução (ou não) dos restaurantes na rede social TripAdvisor. Com uma amostra de 90 indivíduos, foram elaborados questionários no sentido de testar a relação das variáveis supramencionadas. Foram feitos dois questionários, um para as chefias e um para os trabalhadores. Estes questionários foram entregues e recolhidos em mão no Distrito de viseu, num total de 30 restaurantes que se encontram em primeiro e segundo lugar na aplicação TripAdvisor. Os resultados obtidos rejeitam a hipótese da exaustão emocional depender linearmente da atuação, mas comprovam a hipótese que propõe que a relação entre a atuação e a evolução no TripAdvisor é mediada pelo nível de exaustão dos indivíduos, e a hipótese de que em zonas onde existem mais restaurantes, a perda de lugares no ranking no TripAdvisor encontra-se fortemente associada a níveis elevados de exaustão emocional. Por fim foram apontadas algumas limitações e implicações práticas sugeridas pelos resultados obtidos que poderão contribuir para a literatura nesta área.
The main goal of this study is to contribute to the study of human resources in the catering industry. It is intended to test the meaning and intensity of the relationship between emotional exhaustion (burnout) and the evolution (or not) of restaurants in the TripAdvisor social network. With a sample of 90 individuals, two questionnaires were designed in order to test the relation of the above variables, one for managers and one for workers. These questionnaires were delivered and collected by hand in Viseu district, out of a total of 30 restaurants ranked first and second in the TripAdvisor application. The results reject the hypothesis that emotional exhaustion depends linearly on performance, but confirm the hypothesis that proposes that the relationship between performance and evolution on TripAdvisor is mediated by the level of exhaustion of individuals, and the hypothesis that in areas where there are a larger number of restaurants, the loss of places in the TripAdvisor ranking is strongly associated with high levels of emotional exhaustion. Lastly were pointed out some limitations and practical implications suggested by the results obtained that may contribute to the literature in this area.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19370
Thesis identifier: 202338657
Designation: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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