Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19342
Author(s): Oliveira, Nádia Branco de
Advisor: Matos, Florinda Maria Carreira Neto
Date: 28-Nov-2019
Title: Gestão do capital intelectual, transferência e retenção do conhecimento nas artes performativas: Estudo caso
Reference: Oliveira, N. B. de. (2019). Gestão do capital intelectual, transferência e retenção do conhecimento nas artes performativas: Estudo caso [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19342
Keywords: Gestão do capital intelectual
Gestão do conhecimento
Indústrias criativas
Artes performativas
Intellectual capital management
Knowledge management
Creative industries
Performative arts
Capital intelectual -- Intellectual capital
Transferência de conhecimentos
Recursos humanos
Artes do espetáculo -- Arts of the show
Portugal
Abstract: A atenção presenteada às necessidades dos trabalhadores numa organização inicia-se com a perceção real do que realmente significa gerir as pessoas que a compõem. Para que isto seja possível é essencial compreender os processos de Gestão de Capital Intelectual (GCI) nas diferentes áreas de atividade empresarial. Esta dissertação tem como objetivo analisar a GCI, através das suas principais dimensões, e tentar compreender a sua relação com os processos de Gestão de Conhecimento (GC), nomeadamente, a retenção e transferência de conhecimento (RC e TC) numa área ainda muito pouco explorada, nas indústrias de Artes Performativas (AP). Como estudo caso escolheu-se o universo OPART, E.P.E, que é a organização mais representativa das AP em Portugal. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que existe uma adequabilidade do Modelo ICM a indústrias de artes performativas, tendo sido possível, determinar quais dos cinco quadrantes se adequa melhor à realidade laboral dos colaboradores do OPART. Portanto, conclui-se que apenas três se adequam à realidade laboral inserida no estudo caso: Quadrante do Capital de Equipas, de Processos e de Clientes. E observa-se ainda iniciativas para a prática de GC nos colaboradores do OPART, principalmente iniciativas mais formais, como planos de formação.
The attention shown to the needs of workers in a company has started with the real perception of what it really means to manage the people that composes it. For that purpose it’s essential to understand the processes of Intellectual Capital Management (ICM) in the different areas of business activity. This dissertation aims to analyze the ICM, through it’s main dimensions, and understand the relation with the Knowledge Management (KM) processes, namely retention and knowledge transfer (KR and KT) in an area still very little explored in the industries of Performative Arts (PA). As a study case we chose the OPART E.P.E which is the most representative organization of performative arts in Portugal. The outcomes of this research allow us to conclude that in fact, the ICM Model can be applied in industries of Performative Arts, and to which quadrant from de model had more impact and showed a more realistic view of the workers in OPART. It is possible to conclude that only three quadrants are adequate to the work reality of the study case: Quadrants of Team, Processes and Clients Capital. It is also possible to observe that there are initiatives to the practice of KM in OPART, mainly formal initiatives, like training.
Degree: Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_nadia_branco_oliveira.pdf1,87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.