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http://hdl.handle.net/10071/19294
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVaz, Maria João Mendes-
dc.contributor.authorCamacho, Joana Cristina Pestana-
dc.date.accessioned2020-01-08T12:30:47Z-
dc.date.available2020-01-08T12:30:47Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.citationCAMACHO, Joana Cristina Pestana - O enquadramento teórico conceptual da acção da DGEMN no contexto europeu (1931-1975) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL,2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19294>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19294-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo apresentar uma nova visão relativamente à atuação da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. A par da sua vertente nacional, procurase interpretar o seu conhecimento da realidade internacional e da forma como se aplicou, ou não, esse conhecimento. A DGEMN, foi durante o século XX, a principal entidade com responsabilidade patrimonial em Portugal, nomeadamente entre 1931 e 1975, período em estudo nesta dissertação. A sua intervenção restauradora, que acompanhou todo o período do Estado Novo, é encarada enquanto uma ação de propaganda deste regime, a vários níveis. Nesta perspetiva, o património cultural português, principalmente o património arquitetónico, simbolizado nos Monumentos Nacionais foram a peça central desta ação. Simultaneamente, no panorama europeu/internacional, as questões de preservação e de salvaguarda do património foram gradualmente alteradas e alargadas. O regime de Salazar, focado em si próprio e fechado ao exterior, demorará a incorporar nas intervenções em monumentos as alterações internacionais aprovadas nas diversas Conferências e Convenções realizadas ao longo do século. Desta forma, verifica-se que, a par das questões políticas e relações internacionais, o Estado Novo manteve-se, em termos patrimoniais, na “cauda da Europa”.por
dc.description.abstractThe present study aims to present a new vision regarding the performance of the Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Alongside its national aspect, it seeks to interpret its knowledge of the international reality and the way in which this knowledge was applied or not. The DGEMN, during the twentieth century, was the main entity with patrimonial responsibility in Portugal, namely between 1931 and 1975, the period under study in this dissertation. His restorative intervention, particularly accentuated during the Estado Novo, is seen as a propaganda action of this regime, at various levels. Under this perspective, the Portuguese cultural heritage, especially the architectural heritage, symbolized in the National Monuments will be the centrepiece of this action. At the same time, in the European / International panorama, heritage preservation and safeguard issues will be gradually changed and extended. The Salazar regime, focused on itself and closed to the outside, will delay incorporating in the interventions in monuments the international alterations approved in the several Conferences and Conventions realized during the century. In this way, it is verified that, alongside political issues and international relations, the Estado Novo remained, in patrimonial issues, in the "tail of Europepor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHistória culturalpor
dc.subjectPatrimónio culturalpor
dc.subjectEstado Novopor
dc.subjectPatrimónio arquitetónicopor
dc.subjectMonumentos nacionaispor
dc.subjectRestauropor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEuropapor
dc.subjectDGEMNpor
dc.subjectArchitectural heritagepor
dc.subjectNational Monumentspor
dc.subjectRestorationpor
dc.subjectInternational organizationspor
dc.subjectEuropepor
dc.titleO enquadramento teórico conceptual da acção da DGEMN no contexto europeu (1931-1975)por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202138810por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Empreendedorismo e Estudos da Culturapor
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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