Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19242
Autoria: Semião, João Pedro Marques
Orientação: Ferreira, Aristides Isidoro
Data: 26-Nov-2019
Título próprio: Espaços de cowork: análise do contexto empresarial português, empreendorismo e cultura organizacional
Referência bibliográfica: Semião, J. P. M. (2019). Espaços de cowork: análise do contexto empresarial português, empreendorismo e cultura organizacional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19242
Palavras-chave: Cowork
Portugal
Empreendedorismo
Cultura organizacional
Entrepreneurship
Organizational culture
Resumo: Esta dissertação tem como principal finalidade a descrição do estado atual, do contexto português de "Coworking". Sustentada por um enquadramento teórico face aos temas do empreendorismo e da cultura organizacional, esta investigação pretende estudar o empreendedor enquanto fundador de um Espaço de "Cowork", e de que forma as suas motivações se refletem na cultura organizacional desse espaço. Para tal foram visitados 40 espaços, presentes em diversas zonas do País, e aplicadas entrevistas aos respetivos fundadores/empreendedores ou "community managers". A amostra é relevante uma vez que representa aproximadamente 50% dos Espaços de "Cowork" existentes em Portugal, e a metodologia utilizada terá como base análise de conteúdo. Este método de análise de dados qualitativos permitiu a construção de categorias, sustentadas teoricamente, que por sua vez representam as tendências na gestão de um Espaço de "Cowork" em Portugal. Após a identificação das diferentes categorias, seguirse- á o cruzamento dos dados com objetivo de verificar se as motivações dos empreendedores se refletem, ou não, na cultura organizacional dos espaços. Para terminar serão referidas algumas implicações práticas relevantes para o mercado do "Cowork", bem como quais as limitações deste estudo e sugestões de investigação futuras.
This dissertation primary goal is to describe the present state, of the Portuguese Coworking reality. Backing it up with a theoretical framework regarding themes like entrepreneurship and organizational culture, this research will approach the founder of the Coworking Space as an entrepreneur, in order to see if his or hers motivations will reflect on the organizational culture of the space. To do that, 40 spaces were visited, located in different areas of the country, and interviews were conducted with the founders/entrepreneurs or community managers of each space. This sample is relevant because it represents approximately 50% of the Coworking Spaces located in Portugal, and the methodology used for this matter was content analysis. This way of analysing qualitative data allowed for the elaboration of categories, theoretically supported, which represent the tendencies of management practices in a Portuguese Coworking Space. After finding this categories, the data will be crossed so we can find out if the entrepreneur´s motivation will reflect, or not, on the organizational culture of these spaces. By the end there will be some practical implications which are relevant to the Coworking business, as well as some limitations to this study and future research suggestions.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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