Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19234
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Susana da Cruz-
dc.contributor.authorCapucha, Ísis Álvares-
dc.date.accessioned2019-12-20T12:18:13Z-
dc.date.available2019-12-20T12:18:13Z-
dc.date.issued2019-11-08-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationCAPUCHA, Ísis Álvares - Formulação e implementação de políticas locais de integração de imigrantes nas escolas via CLAS Amadora [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19234>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19234-
dc.description.abstractA Amadora é um município constantemente confrontado com o desafio da diversidade cultural e étnica devido ao elevado número de estrangeiros residentes, sendo esta realidade refletida também nas escolas. Este é um município no qual se trabalha a questão da intervenção social de forma simultaneamente transversal e em parceria com várias entidades da cidade, através do órgão de poder local CLAS Amadora. Propõe-se, assim, identificar os atores políticos mais relevantes dentro do CLAS Amadora; fazer um reconhecimento dos processos de formulação e implementação das políticas dentro do CLAS Amadora; e analisar os efeitos dessas políticas na integração de imigrantes nas escolas. Para tal, recorreu-se a uma metodologia essencialmente qualitativa e a técnicas de recolha de dados como a observação participante e a entrevista semidiretiva. Conclui-se que existe um modelo próprio de formulação e implementação de políticas via CLAS Amadora no qual, mediante as temáticas a tratar, vão surgindo atores centrais que desenham planos de ação que serão, posteriormente, implementados no terreno, numa lógica de bottom-up. Embora se conclua que as escolas não articulam muito a sua ação com a do CLAS Amadora, verifica-se que as políticas definidas para a integração de imigrantes nas escolas têm efeitos positivos.por
dc.description.abstractAmadora is a city that is constantly confronted with the challenge of cultural and ethnic diversity, due to the high number of resident immigrants and this reality is also reflected in its schools. Amadora is a city in which the issue of social intervention is seen as something simultaneously transversal and that should be done through partnerships among different entities in the city, with the authority of CLAS Amadora as a policy-making structure. In this dissertation, we propose to identify the most relevant political actors within CLAS Amadora; to understand the policy formulation and implementation’ processes; and to analyse these policies’ effect on the integration of immigrant in schools. We chose to follow a qualitative methodology, using data collection techniques such as participant observation and the semi directive interview. We conclude that there is a specific process of policy formulation and implementation via CLAS Amadora in which central actors emerge and define action plans that will later be implemented in a bottom-up logic. Although it’s concluded that the schools do not articulate enough with CLAS Amadora, we verify that the policies designed to the integration of immigrants in schools have positive effects.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImigrantespor
dc.subjectCLAS Amadorapor
dc.subjectPolíticas de integraçãopor
dc.subjectFormulação e implementação de políticaspor
dc.subjectPolítica socialpor
dc.subjectIntervenção socialpor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAmadora -- Lisboapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectImmigrantspor
dc.subjectIntegration policiespor
dc.subjectPolicy’s formulation and implementationpor
dc.titleFormulação e implementação de políticas locais de integração de imigrantes nas escolas via CLAS Amadorapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202302814por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspor
thesis.degree.nameMestrado em Políticas Públicaspor
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Isis_Alvares_Capucha.pdf678.39 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.