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http://hdl.handle.net/10071/19216
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Title: “Direitos em Jogo”: construção de um jogo didático sobre os direitos da criança
Authors: Duarte, Adriana Marçal
Orientador: Agulhas, Rute
Alexandre, Joana
Keywords: Direitos da criança
Convenção sobre os Direitos da Criança
Educação
Psicologia educacional
Educação infantil
Criança
Jogo educativo
Competências sociais
Children's rights
Convention on the Rights of the Child
Education
Issue Date: 6-Nov-2019
Citation: DUARTE, Adriana Marçal - “Direitos em Jogo”: construção de um jogo didático sobre os direitos da criança [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19216>.
Abstract: A literatura tem evidenciado que, muitas vezes, crianças e adultos têm um parco conhecimento sobre os direitos da criança. Torna-se, assim, premente educar sobre e para os direitos da criança com o objetivo de promover a sua plena promoção em diferentes contextos de vida da criança. A presente dissertação tem como objetivo apresentar a construção de um jogo – “Direitos em Jogo” – para crianças entre os 3-14 anos de idade. A sua construção teve como base a Convenção sobre os Direitos da Criança e uma avaliação de necessidades realizada com pais/cuidadores (N=38). Os resultados desta avaliação permitiram identificar a forma como o jogo deveria ser desenvolvido em função das dificuldades sentidas no contexto familiar. O jogo engloba dois baralhos de cartas: um para a faixa etária dos 3-6 anos e outro para a faixa dos 7-14 anos de idade. Cada baralho contém 31 cartas sobre os direitos da criança, cuja adequabilidade da linguagem foi avaliada por profissionais de educação (N=4). Foram, ainda, desenvolvidas nove atividades sobre direitos e deveres para três faixas etárias distintas: dos 3-6 anos; dos 7-10 e dos 11-14 anos de idade. O jogo contempla, também, um manual dirigido aos adultos - “ABC dos Direitos”, um glossário e instruções de jogo. Este jogo procura aumentar conhecimentos sobre os direitos e promover competências para que as crianças saibam reconhecer e lidar com eventuais situações em que os seus direitos não sejam assegurados.
The literature has shown that, often, children and adults have little knowledge about children’s rights. It is, therefore, urgent to educate about and for the rights of the child in order to promote their full promotion in different contexts of child’s life. This dissertation aims to present the construction of a game – “Direitos em Jogo” – for children between 3-14 years old. Its construction was based on the Convention on the Rights of the Child and a needs assessment with parents/caregivers (N=38). The results of this evaluation allowed us to identify how the game should be developed in function of difficulties felt in the family context. The game includes two decks of cards – one for the age group from 3-6 years old and another for the age range from 7-14 years old. Each deck contains 31 child rights cards, whose language suitability has been assessed by education professionals (N=4). Nine activities on rights and obligations were developed for three different age groups: from 3-6 years old; form 7-10 and from 11-14 years old. The game also includes a manual for adults – “ABC dos Direitos”, a glossary, and game instructions. This game seeks to increase knowledge about rights and promote skills, so that children can recognize and deal with situations where their rights are not guaranteed.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19216
Thesis identifier: 202300382
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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