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http://hdl.handle.net/10071/19182
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Title: Estratégia de marketing digital para implementar uma marca de refrigerantes para o target jovem: caso Blue
Authors: Carita, Inês Guerreiro Costa da Silva
Orientador: Sequeira, Isabel Soromenho
Keywords: Marketing digital influenciadores digitais
Redes sociais
Comunicação de marketing digital
Digital marketing
Digital influencers
Social media and digital marketing communication
Issue Date: 19-Nov-2019
Citation: CARITA, Inês Guerreiro Costa da Silva - Estratégia de marketing digital para implementar uma marca de refrigerantes para o target jovem: caso Blue [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19182>.
Abstract: Este projeto consiste na elaboração de uma estratégia de marketing digital para implementar uma marca de refrigerantes para o "target" jovem no mercado nacional. O projeto foi realizado em parceria com a marca Blue, que faz parte do Grupo angolano Nuvi e que se encontra em Portugal desde 2015, sendo comercializada pelo Grupo Nabeiro. A Blue é uma marca de refrigerantes de fruta com elevada notoriedade em Angola, devido à qualidade dos seus refrigerantes e à sua cultura positiva e alegre. Em Portugal pretende alcançar a notoriedade junto do "target" jovem, através da utilização dos meios digitais. A implementação das plataformas digitais teve um impacto relevante na sociedade. Atualmente os profissionais de marketing dependem destes meios para conseguir divulgar os seus produtos e serviços junto dos consumidores, principalmente dos mais jovens. Assim sendo, este projeto tem como principal objetivo criar uma estratégia digital para implementar uma marca recente no mercado através das redes sociais, e mais especificamente através dos influenciadores digitais. A geração mais jovem é cada vez mais impactada pelo marketing digital, e deste modo, as parcerias com influenciadores são fundamentais, visto que são personalidades que têm uma influência diária na vida destes adolescentes. Assim, o desafio é conseguir criar conteúdo digital que seja dinâmico, e que implemente a marca junto do seu "target". Esta tese propõe uma estratégia de marketing digital realizada através da utilização dos influenciadores digitais. Para isso, além da análise situacional, suporta-se em trabalho de campo, como a realização de um benchmark das redes sociais, entrevistas a profissionais da marca e influenciadores, e inquéritos a consumidores.
The following thesis consists in the elaboration of a digital marketing strategy to implement a soft drink brand for the young target. The project carried out in partnership with Blue, an Angolan brand that is part of the Nuvi Group and has been in Portugal since 2015. Blue has created value and great notoriety in Angola, due to the of their quality and positive culture. In Portugal, Blue intend to be the favorite soft drink brand of teenagers, through the use of digital media. The implementation and use of digital platforms had an impact on society, more specifically on young people. Nowadays, marketeers use digital media to promote their products and services to consumers, especially the younger ones. Hence, this project aims to create a digital strategy to implement a recent brand through social media, with a main focus on digital influencers. Younger generations are abandoning traditional media, thus partnerships with influencers are critical as they are personalities which image has a daily influence on teenagers’ lives. This modern advertising approach leverages the power of social media influencers to market a product or service to particular audiences. The challenge that arises is to be able to create digital content that is authentic and dynamic, consequently increasing Blue's reputation and visibility. This master’s thesis is a digital marketing plan that involves a perspective of digital influencers. It includes a situational analysis, that is supported by research work, such as benchmark analysis, interviews with marketing professionals and digital influencers, and consumer surveys.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19182
Thesis identifier: 202322149
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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