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http://hdl.handle.net/10071/19152
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Title: Análise dos efeitos da conceção da formação, da prontidão para aprender, do feedback e coaching na transferência da formação para o local de trabalho
Authors: Silva, Maria Freitas do Amaral Cardoso da
Orientador: Caetano, António
Keywords: Transferência da formação
Feedback e coaching
Prontidão para aprender e design da formação.
Training transfer
Readiness to learn and training design
Issue Date: 20-Nov-2019
Citation: SILVA, Maria Freitas do Amaral Cardoso da - Análise dos efeitos da conceção da formação, da prontidão para aprender, do feedback e coaching na transferência da formação para o local de trabalho [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19152>.
Abstract: A transferência da formação é uma estratégia fundamental nas organizações. A presença de uma cultura organizacional de transferência da formação reflete-se numa vantagem competitiva face aos concorrentes e permite, entre outros aspetos, a identificação e resolução de lacunas na instituição, o desenvolvimento dos trabalhadores, a contribuição para o seu "know-how" e proporciona novas ferramentas de trabalho. A transferência da formação caracteriza-se pela utilização dos conhecimentos adquiridos pelos formandos no local de trabalho. A presente dissertação tem como objetivo avaliar a transferência da formação através da análise dos efeitos da conceção da formação, prontidão para aprender, e "feedback" e "coaching na transferência da formação para o local de trabalho". Assim sendo, pretende ajudar na compreensão da necessidade de um processo formativo melhorado e consequentemente da transferência da formação para o local de trabalho. Realizou-se um estudo quantitativo de caráter longitudinal. Neste estudo participaram 115 trabalhadores de várias empresas que assistiram a sessões de formação dadas nas suas empresas, com idades compreendidas entre os 19 e os 58 anos. Foram aplicados questionários em distintos momentos temporais: antes da formação, após a formação e três semanas após a formação. Com este plano de pesquisa pretendia-se analisar a relação entre as seguintes variáveis preditoras: "feedback" e "coaching", prontidão para aprender e "design" da formação, com a "transferência da formação". O modelo apresentado mostrou que os preditores estão positiva e significativamente relacionados com a transferência da formação para o local de trabalho, explicando 32,2% da variância da "transferência da formação". Conclui-se, assim, que os resultados obtidos na presente dissertação permitem um enriquecimento da literatura, sugerindo estratégias que visam aumentar a transferência da formação para o local de trabalho nas organizações.
The transfer of training is a key strategy in organizations. The presence of an organizational culture of training transfer is reflected in a competitive advantage over competitors and allows the development of employees, contributes to their know-how, identification and resolution of gaps, provides new work tools, among other aspects. The transfer of training is characterized using the knowledge acquired by trainees in the workplace learned during training. This dissertation aims to assess the transfer of training through analysis of the effects of training design, readiness to learn, and feedback and coaching in the transfer of training to the workplace. As such, it helps to understand the need for an improved training process and consequently the transfer of training to the workplace. A quantitative longitudinal study was carried out. In this study, 115 workers from various companies participated in training sessions given in their companies, aged between 19 and 58 years. Questionnaires were applied at different times: before the training, after the training and three weeks after the training. This research plan was intended to analyze the relationship between the following predictor variables: feedback and coaching, readiness to learn and training design, with the transfer of training. The model presented showed that the predictors are positive and significantly related to the transfer of training to the workplace, explaining 32.2% of the variance of the transfer of training. It is concluded that the results obtained in this dissertation allow an enrichment of the literature, suggesting strategies that aim to increase the transfer of training to the workplace in organizations.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19152
Thesis identifier: 202321150
Designation: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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