Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19142
Autoria: Machado, Carolina Dias
Orientação: Lopes, Helena
Data: 28-Nov-2019
Título próprio: Identificação organizacional como principal estratégia de retenção de jovens numa empresa de consultoria de IT: construção de um plano de retenção para a empresa
Referência bibliográfica: Machado, C. D. (2019). Identificação organizacional como principal estratégia de retenção de jovens numa empresa de consultoria de IT: construção de um plano de retenção para a empresa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19142
Palavras-chave: Organisational identification
Retention plan
Information technologies
Identificação organizacional
Plano de retenção
Tecnologias de informação
Resumo: The purpose of this project is to show that Organisational Identification can be used as a main strategy to retain young professionals in the IT Consulting business. At the end of the project, a Retention Plan is expected to be constructed for Company A. For data collection, 10 semi-structured individual interviews and 1 focus group of 5 people were conducted. The participants consisted of young people, who already are a part of the Academy Project at the company where the plan is to be implemented and who already are inserted in the job market. The empirical research methods used were qualitative, and two separate content analysis were conducted – one of them to evaluate the information obtained in the interviews and the other for the focus group. Based on the result analysis, we were able to understand that the young people involved value four dimensions: organisational identification with company A, their relationship with company B, salary and benefits and the balance between professional and social life. The conclusions drawn were fundamental to reach the main purpose of the project: the construction of a retention plan for young workers at company A.
Este projeto tem como objetivo mostrar que a Identificação Organizacional pode ser usada como principal estratégia de Retenção de Jovens em Consultoria de IT. No final do projeto é esperada a Construção de um Plano de Retenção para a Empresa A. Para a recolha de dados foram realizadas 10 entrevistas individuais semiestruturadas e 1 focus group composto por 5 pessoas, a jovens que fazem parte do Projeto Academia da empresa de IT onde será implementado o plano e que atualmente já estão inseridos no mercado de trabalho. Os métodos de investigação empírica utlizados foram qualitativos e foram efetuadas duas análises de conteúdo separadamente, às informações recolhidas nas entrevistas e no "focus group". Através da análise dos resultados foi-nos possível perceber que os jovens dão valor a quatro dimensões: identificação organizacional com a empresa A, a relação que têm com a empresa B, remuneração e benefícios e equilíbrio entre a vida profissional e social. As conclusões retiradas foram fundamentais para atingir o objetivo principal do projeto: construção de um plano de retenção de jovens para a empresa A.
Designação do grau: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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