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http://hdl.handle.net/10071/19025
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Title: A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis
Authors: Almeida, Richard José Creusmar Metri de
Orientador: Menezes, João Carlos
Keywords: Terminais de distribuição
Operação de bases e terminais
Metodologia Lean
Distribution terminals
Operation of bases and terminals
Lean Methodology
Issue Date: 28-Oct-2019
Citation: ALMEIDA, Richard José Creusmar Metri de - A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19025>.
Abstract: Em decorrência da grande competitividade e crescimento no mercado de distribuição de combustíveis, e necessidade de garantir para seu cliente atendimento diário ágil e controlado, terminais de armazenamento e distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis, começaram a apresentar gargalos e deficiências, gerando grandes espera, atrasos e até mesmo o não abastecimento à clientes, sendo portanto sugerido uma abordagem de melhoria de processos, objetivando identificar possíveis mudanças que agreguem valor ao cliente e sejam mais eficientes e sustentáveis que os processos atuais. Este trabalho tem como objetivo, contribuir com a identificação de potenciais ofensores que prejudiquem a eficiência das bases e terminais de distribuição de combustíveis quanto ao tempo de carregamento de caminhões tanques. A metodologia de investigação será por meio de pesquisa de campo, seguindo uma lógica exploratória e explicativa na construção de um caso de estudo e fazendo recurso também a análise estatística dos dados recolhidos. O resultado desta investigação, auxiliado pelas ferramentas do Lean, tem como contribuição, recomendações para um plano de tratamento e mitigação das variáveis ofensoras do processo do terminal analisado, que agreguem valor às vistas do cliente, de forma que auxiliem no melhoramento do processo, com diminuição do tempo total de carregamento de caminhões tanques, diminuição de filas e principalmente entrega pontuais aos cliente.
Due to the great competitiveness and growth in the fuel distribution market, and the need to guarantee to its customer agile and controlled daily service, terminals for storage and distribution of petroleum products and biofuels, began to present bottlenecks and deficiencies, generating long waits, delays and even non-supply to customers, so a process improvement approach is suggested to identify possible changes that add customer value and are more efficient and sustainable than current processes. This work aims to contribute to the identification of potential offenders that affect the efficiency of fuel distribution bases and terminals regarding the loading time of tank trucks. The research methodology will be through field research, following an exploratory and explanatory logic in the construction of a case study and also making use of statistical analysis of the collected data. The result of this investigation, aided by the Lean tools, has as its contribution, recommendations for a treatment plan and mitigation of the offending process variables of the analyzed terminal, which add value to the customer's views, so as to help the process improvement, with decrease of total tank truck loading time, decrease of queues and mainly punctual delivery to customers.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19025
Thesis identifier: 202312208
Designation: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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