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http://hdl.handle.net/10071/19018
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Title: O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB
Authors: Freitas, Emanuel Diogo Nunes
Orientador: Moleiro, Carla
Carvalho, Helena
Keywords: Bullying homofóbico
Práticas discriminatórias
Currículo não Inclusivo
Sentimento de segurança e pertença
Homophobic bullying
Discriminatory practices
Non-inclusive curricula
Feeling of security and belonging
Issue Date: 5-Nov-2019
Citation: FREITAS, Emanuel Diogo Nunes - O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19018>.
Abstract: O bullying homofóbico nas escolas afeta o sentimento de segurança e pertença dos/as jovens estudantes LGB na comunidade escolar, com diversos impactos. O objetivo deste estudo foi compreender se a existência de práticas discriminatórias, de um currículo não inclusivo e se o sentimento de segurança e de pertença funcionam como fatores que podem operar como fatores acumulativos de risco nos/as jovens LGB que sofrem de bullying homofóbico. Deste modo, foi recolhido um questionário online, tendo sido validados 562 participantes de Portugal (15 aos 21 anos). Os resultados revelaram que o sentimento de segurança dos/as jovens LGB funciona como variável mediadora da relação do bullying homofóbico com o absentismo, bem como o desempenho académico. Ainda foi possível concluir que o sentimento de pertença medeia a relação entre o bullying e a baixa autoestima dos/as estudantes. São discutidos os resultados e as implicações para as políticas na educação.
Homophobic bullying in schools affects the sense of safety and belonging to young LGB students in the school community, with various impacts. The aim of this research was then to understand whether the existence of non-discriminatory policies, a non-inclusive curricula, a sense of security and a sense of belonging operate as factors that can function as accumulative risk factors for LGB young people who suffer from homophobic bullying. Thus, an online questionnaire was used and 562 participants from Portugal (15 to 21 years old) participated. The results showed that the feeling of safety of LGB young people acts as a mediator of the relationship between homophobic bullying and absenteeism as well as academic performance. It was also possible to conclude that the feeling of belonging mediates the relationship between bullying and student’s low self-esteem. The outcomes and implications for policy in education are discussed.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19018
Thesis identifier: 202311163
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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