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http://hdl.handle.net/10071/18961
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Title: Jardim de infância: será um campo de intervenção do assistente social?
Authors: Cruz, Ana Catarina Pereira
Orientador: Ferreira, Jorge Manuel
Keywords: Criança
Família
Assistente social
Jardim de infância
Cidadania
Child
Family
Social worker
Kindergarten
Citizenship
Trabalho social
Ensino pré-escolar
Bem-estar social
Trabalho de projeto
Setúbal -- Portugal
Issue Date: 30-Oct-2019
Citation: CRUZ, Ana Catarina Pereira - Jardim de infância: será um campo de intervenção do assistente social? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18961>.
Abstract: O tema "Jardim de Infância: será um campo de intervenção do assistente social?", engloba um trabalho de reflexão sobre a temática da intervenção social, junto do público do jardim de infância, que frequenta a instituição "Sol", num bairro social, em Setúbal. Para o desenvolvimento da problemática optei por uma metodologia qualitativa desenvolvendo uma investigação ação, recorrendo a diferentes técnicas bem como entrevistas, conversas informais e ainda instrumentos de recolha de dados, tais como a análise documental e a leitura de bibliografia fundamentada. Sendo, posteriormente, desenvolvida uma análise cuidada aos dados recolhidos, de forma, a evidenciar as conclusões, relativas às problemáticas existentes nas famílias e crianças que frequentam a instituição. Os resultados que se pretendem obter com este projeto, focam-se no bem-estar social na infância, na cidadania da criança, nos direitos da criança, na participação da família no dia-a-dia da criança e na qualidade de vida da família para conseguir sustentar a criança. As ações desenvolvidas pretendem criar condições para a implementação de práticas mais ajustadas, no progresso da criança, como cidadã, na escola, em família e em sociedade.
The theme "Kindergarten: Is it an intervention field for the social worker?" encompasses a reflection on the theme of social intervention, with the kindergarten public, who attends the institution "Sol", in a social neighbourhood, in Setúbal. For the development of the problem I opted for a qualitative methodology developing an action research, using different techniques as well as interviews, informal conversations and data collection tools such as documentary analysis and reading grounded bibliography. Subsequently, a careful analysis of the collected data was developed, in order to highlight the conclusions regarding the existing problems in the families and children who attend the institution. The results of this project focus on social welfare in childhood, children’s citizenship, children’s right, family participation in the child’s daily life and the family’s quality of life to be able to support the child. The actions developed to create conditions for the implementation of more adjusted practices, without progress of the child, as citizen, at school, in family and in society.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18961
Thesis identifier: 202295354
Designation: Mestrado em Serviço Social
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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