Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/18903
Author(s): Oliveira, Hadassa Guimarães
Advisor: Lapa, Tiago
Veríssimo, Jorge Domingos Carapinha
Date: 24-Jul-2019
Title: A imagem da beleza feminina no Brasil e em Portugal: Um estudo de caso das campanhas Primavera/Verão 2018 das páginas do Facebook da marca C&A: Diferenças, estereótipos e representações
Reference: Oliveira, H. G. (2019). A imagem da beleza feminina no Brasil e em Portugal: Um estudo de caso das campanhas Primavera/Verão 2018 das páginas do Facebook da marca C&A: Diferenças, estereótipos e representações [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18903
Keywords: Sociologia da comunicação
Publicidade
Mulher
Vestuário
Marca comercial
Venda a retalho
Facebook
Brasil
Portugal
Publicity
Female beauty
Representativeness
C&A
Abstract: Este trabalho teve como objetivo comparar, analisar e verificar a maneira como estão a ser abordadas as formas da beleza feminina nas campanhas de Primavera/Verão 2018 das páginas do Facebook da marca varejista de roupas C&A, no Brasil e em Portugal. Desta forma, a questão-chave se prende na busca da compreensão de como a marca abordou a beleza feminina diante do público feminino (no qual foram englobadas mulheres e pessoas que se identifiquem como femininas) nos dois países. Este trabalho teve sua análise metodológica de cunho exploratório e aplicando métodos mistos, dividida em duas etapas: 1- Análise semiótica do Conteúdo imagético das campanhas Primavera/Verão 2018 da marca C&A Brasil e Portugal no Facebook, com categorização de elementos e comparação entre as campanhas; 2- Inquérito online, onde se coletou informações sobre as características físicas das respondentes a fim de estabelecer uma relação comparativa com as características físicas percebidas nas imagens das modelos das campanhas. De seguida, essas características foram comparadas entre o público feminino residente no Brasil e residente em Portugal, utilizando como base as categorias abordadas na primeira etapa desta metodologia. Além disso, também foram coletadas respostas equivalentes às impressões das entrevistadas em relação às imagens das campanhas aqui analisadas. Os resultados deste trabalho evidenciaram que a marca buscou sutilmente representar diferentes formas de beleza feminina, mas que ainda não apostou nesta questão de forma evidente nos dois países. Se revela também que a amostragem do público alvo aqui analisado expressou, em sua grande parte, uma reação crítica e um sentimento de não representação adequada face o retrato da beleza feminina nas imagens das campanhas analisadas.
This work aimed to compare, analyze and verify the way the forms of feminine beauty are approached in the spring / summer 2018 campaigns of the Facebook pages of the C & A clothing retailer in Brazil and Portugal. In this way, the key issue is the search for an understanding of how the brand approached women's beauty in front of the female audience (in which women and people who identify themselves as female) were included in both countries. This work had its methodological analysis exploratory and applying mixed methods, divided in two stages: 1 - Semiotic analysis of the Image content of the spring / summer 2018 campaigns of the brand C&A Brazil and Portugal on Facebook, with categorization of elements and comparison between campaigns ; 2- Online survey, where information was collected on the physical characteristics of the respondents in order to establish a comparative relation with the physical characteristics perceived in the images of the campaign models. Next, these characteristics were compared between the female population resident in Brazil and resident in Portugal, using as basis the categories discussed in the first stage of this methodology. In addition, responses equivalent to the interviewees' impressions were also collected in relation to the images of the campaigns analyzed here. The results of this work showed that the brand subtly sought to represent different forms of feminine beauty, but that has not bet on this issue clearly in both countries. It is also revealed that the sample of the target public analyzed here analyzed, for the most part, a critical reaction and a feeling of not adequate representation in relation to the portrait of the feminine beauty in the images of the analyzed campaigns.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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