Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18893
Autoria: Aragão, André Castillo Espírito Santo
Orientação: Lucas, Nuno de Dion Moniz da Cunha
Data: 31-Jan-2019
Título próprio: Internationalization of Portuguese startups: The process and influential factors
Referência bibliográfica: Aragão, A. C. E. S. (2018). Internationalization of Portuguese startups: The process and influential factors [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18893
Palavras-chave: Internationalization
International business
Portuguese startups
Influential factors
Internacionalização
Startup
Modelos de negócio
Empreendedorismo
Estudo de casos
Portugal
Resumo: As part of the Master of Science in Management, this thesis approaches the topic of internationalization applied to portuguese startups, to whom internationalization has become highly common over the last decades, either due to the drive to grow, or the need to survive. Consequence of the limited dimension of the Portuguese market and the homogenization of the global markets, internationalization became a strategy that startups seek from the early beginning. Studying about the internationalization process of portuguese startups and its influential factors allows us to understand and gather good practices, in order to create knowledge to improve the internationalization process of startups, which might want to take the international path. To accomplish the above described, a theoretical framework on international business was provided, followed by the analysis of three portuguese startups that have undertaken internationalization. In general terms, it was concluded that it is not possible to look at the internationalization process of portuguese startups as a linear phenomenon explained by one single model. Even though some particularities are mutually exclusive, these models are evolutions of each other and, most importantly, explain internationalization from different perspectives, which makes them in a way complementary. Although none of the models explains all three case studies, a pattern of the internationalization process of portuguese startups was found, beginning with direct exports and followed by the enrolment in strategic alliances. The research also highlighted several influential factors to the process, such as market knowledge, company’s network, physic distance and technological innovation.
Parte integrante do Mestrado em Gestão, esta tese aborda o tópico da internacionalização aplicado a startups portuguesas, para as quais a internacionalização se tornou altamente comum nas últimas décadas, devido à vontade de crescer ou à necessidade de sobreviver. Como consequência da limitada dimensão do mercado português e da homogeneização do mercado global, a internacionalização converteu-se numa estratégia que as startups seguem desde o seu início. Estudar sobre o processo de internacionalização das startups portuguesas e os fatores que o influenciam permite-nos entender e recolher boas práticas, de forma a criar conhecimento para melhorar o processo de internacionalização de startups, que possam querer tomar o caminho internacional. Para cumprir o acima descrito, foi apresentado o contexto teórico sobre negócios internacionais, seguido da análise de três startups portuguesas que envergaram na internacionalização. Em geral, foi concluído que não é possível explicar o processo de internacionalização das startups portuguesas como um fenómeno linear explicado por um único modelo. Apesar de algumas particularidades serem mutuamente exclusivas, estes modelos são evoluções uns dos outros, e mais importante, explicam a internacionalização de diferentes perspetivas, o que os torna de certa forma complementares. Ainda que nenhum dos modelos explique os três casos de estudo, foi encontrado um padrão no processo de internacionalização das startups portuguesas, começando pela exportação direta, seguida da formação de alianças estratégicas. A pesquisa destaca ainda diversos fatores influenciadores do processo, como o conhecimento de mercado, a rede de uma empresa, a distância física e a inovação tecnológica.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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