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http://hdl.handle.net/10071/18816
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Title: ArtZero intervention: an art-based proposal to promote Zero Waste
Authors: Masiello, Anna
Orientador: Jesus, Maria Fernandes
Keywords: Pro-environmental behaviors
Environmental education
Active participation
Art
ArtZero
Sociologia do ambiente
Educação ambiental
Comportamento humano
Resíduo
Materiais plásticos
Participação cívica
Sustentabilidade ambiental
Issue Date: 31-Jul-2019
Citation: MASIELLO, Anna - ArtZero intervention: an art-based proposal to promote Zero Waste [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18816>.
Abstract: Plastic is the most produced material on the planet and plastic packaging represent about half of the plastic waste in the world. Because most of it does not biodegrade or decompose, problems arise when it finishes in the environment. Research has shown that many environmental problems, including the waste and plastic issue, are connected to human behavior, which could be adjusted to reduce the impact on the environment. This study aims to determine how environmental education can influence and empower individuals to act. Building on existing work on non-traditional environmental education, it asks: How can art and active participation, as alternative environmental education methods, contribute to the creation of pro-environmental behaviors? Based on a review of the literature on environmental education methods, and environmental knowledge, concerns, attitudes and behaviors, a new type of intervention was created. 34 people registered, but only 19 participated in all phases of the program. An online questionnaire was distributed to the participants and paper-based questionnaires were also administered during the 4-weeks intervention. Results showed that people who registered in ArtZero tend to have high levels of pro-environmental knowledge, attitudes and behaviors with regards to conscious consumption and waste production. Additionally, they indicated that ArtZero contributes to a significant increase in the participants of pro-environmental behaviors related to consumption. On this basis, it is recommended that non-traditional and experiential learning are used in environmental education programs. Further research is needed to identify other factors that could influence the effectiveness of these behavior changes in a sustained manner.
O plástico é o material mais produzido no planeta e as embalagens deste material representam cerca de metade dos resíduos plásticos no mundo. Como a maior parte não é biodegradável surgem vários problemas quando o plástico termina no meio ambiente. Diversos estudos sugerem que muitos problemas ambientais, incluindo a questão dos resíduos e do plástico, estão ligados ao comportamento humano. Por sua vez, é possível desenvolver intervenções que visam potenciar o comportamento pró-ambiental. Contudo, várias críticas têm sido feitas aos modelos tradicionais de educação ambiental e de promoção do comportamento pró-ambiental. Com base numa revisão da literatura sobre métodos de educação ambiental e do papel dos conhecimentos, preocupações, atitudes e comportamentos ambientais, um novo tipo de intervenção foi desenvolvido. A intervenção - chamada ArtZero - inclui conversas sobre sustentabilidade, estratégias de redução de desperdício e arte, uma limpeza de praia e uma competição artística em que só se pode usar “lixo” para criar as peças de arte. A intervenção teve a duração de 4 semanas. 34 pessoas inscreveram na intervenção, contudo apenas 19 participaram em todas as fases do programa. Para a recolha de dados, optou-se por uma metodologia mista, em que os participantes tinham que preencher um questionário online antes e depois da intervenção, com perguntas abertas e fechadas. Para além disso, no final de cada sessão os participantes avaliavam a sessão. De forma complementar, conduziu-se observação participante e notas de registo foram criadas. A análise das respostas demonstrou que as pessoas que se inscreveram no programa ArtZero tendem a ter níveis elevados de conhecimentos, atitudes e comportamentos próambientais em relação ao consumo consciente e à produção de resíduos. Adicionalmente, os resultados indicam que a intervenção ArtZero - como método de educação ambiental não tradicional - contribui para a um aumento significativo de comportamentos próambientais nos participantes, nomeadamente nos comportamentos relacionados com o consumo. Por último, com base na observação participante e na avaliação por parte dos participantes conclui-se que estes tipos de intervenções são avaliados positivamente pelos participantes, permitem o seu envolvimento ativo e potenciam o empoderamento dos participantes. Com base nisso, discute-se as potencialidades da aplicação de programas de educação ambiental que tenham como base metodologias de aprendizagem não-tradicionais e experienciais. Mais estudos são necessários no sentido de identificar fatores que influenciam a eficácia dessas mudanças de comportamento de forma continuada e sustentada.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18816
Thesis identifier: 202279707
Designation: Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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