Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18803
Autoria: Elset, John Iver
Orientação: Dello Russo, Silvia
Data: 22-Nov-2018
Título próprio: Organizational socialization in remote-working companies: enhancing company onboarding through gamification
Referência bibliográfica: Elset, J. I. (2018). Organizational socialization in remote-working companies: enhancing company onboarding through gamification [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18803
Palavras-chave: Organizational socialization
Onboarding
Remote work
Gamification
Gestão de recursos humanos
Socialização organizacional
Instrumentos de gestão
Estratégia empresarial
Integração profissional
Teletrabalho
Trabalho de projeto
Ásia
Europa
América do Norte
Resumo: Organizational socialization concerns the process of which a newcomer gradually adjusts and becomes integrated into an organization, as a functional member. The literature indicates that this is a process that, if done correctly, can see great many benefits to any organization dedicating time and resources developing and implementing a well-designed plan. Onboarding is often referred to as the tool that facilitates this process and is popularly designed and implemented as an HRM-initiative. Research and studies indicate that organizations failing to commit to a such practices are likely to experience lower levels of job satisfaction and motivation, and higher levels of turnover. However, some work-settings will naturally present a greater challenge in terms of socialization, and amongst them are companies utilizing a remotely located workforce. While the tremendous leaps of technological advancements have drastically improved the aspects of remote work, research still indicates that organizational socialization is better achieved through face-to-face interactions. This paper will use the literature on organizational socialization to design a company project with the goal of developing a project with the purpose of enhancing the onboarding plan and, ultimately, improve the socialization process of a company with the majority of their work force being remotely located across Europe, North-America and Asia. By analyzing the company’s current onboarding plan and collecting data from its members, with a strong manifestation in the literature and great emphasis on gamification, the blueprint for a computer-based program with the expectations of greatly improving the newcomer’s adjustment time to socialization outcomes, was designed.
A socialização organizacional é sobre o processo no qual um novo trabalhador gradualmente se ajusta e se integra a uma organização, como um membro funcional. A literatura indica que este é um processo que, se feito corretamente, pode trazer muitos benefícios para qualquer organização que dedique tempo e recursos para desenvolver e implementar uma estratégia bem projetada. Onboarding é frequentemente referido como o instrumento que facilita este processo e é popularmente concebido e implementado como uma iniciativa de gestão de recursos humanos. Estudos indicam que as organizações que não se comprometem com essas práticas provavelmente experimentarão níveis mais baixos de satisfação e motivação no trabalho e níveis mais altos de rotatividade. No entanto, algumas configurações de trabalho naturalmente apresentam um desafio maior em termos de socialização, e entre elas estão as empresas onde os trabalhadores trabalham remotamente. Enquanto os avanços tecnológicos melhoraram drasticamente os aspectos do trabalho remoto, estudos ainda indicam que a socialização organizacional é melhor através da interação em pessoa. Este estudo utilizará a literatura sobre socialização organizacional para desenhar uma estratégia empresarial com o objetivo de desenvolver um plano com o objetivo de melhorar o plano de integração e, em última análise, melhorar o processo de socialização de uma empresa com a maioria de sua força de trabalho localizada remotamente em diferentes continentes, como Europa, América do Norte e Ásia. Ao analisar o atual plano de integração da empresa e coletar dados de seus membros, combinado com literatura e estudos relacionados, e com foco em gamification, o modelo para um programa baseado em computador com as expectativas de melhorar muito o tempo de ajuste e os resultados de socialização para novos trabalhadores, foi projetado.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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