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http://hdl.handle.net/10071/18754
Autoria: | Carocha, Cláudia Sofia Costa |
Orientação: | Martins, Luís |
Data: | 14-Dez-2018 |
Título próprio: | Building global innovators marketing plan: A startups accelerator in the Portuguese market |
Referência bibliográfica: | Carocha, C. S. C. (2018). Building global innovators marketing plan: A startups accelerator in the Portuguese market [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18754 |
Palavras-chave: | Business plan Accelerators Startup Entrepreneurship Gestão de empresas Empreendedorismo Marketing Plano de negócio Trabalho de projeto Portugal |
Resumo: | In the last years, the entrepreneurship ecosystem has been experiencing a constant growth in
Portugal, as a higher number of startups are created every year. However, these new ventures
have a high rate of failure in the first years, due to the high risk characteristic of an early
stage venture. In order to help new ventures to overcome early stage obstacles, the number of
incubators and accelerator has been growing every year in Portugal, being increasing the
number of startups benefiting from it. In relation to this, there is a clear opportunity for
accelerators to catch the beginning phase of this phenomenon in Portugal in order to build a
strong and solid position in the Portuguese market in the long term. The present project
presents a marketing plan for BGI Acceleration Program, with the objective of increasing
brand awareness in the target market. In this marketing strategy plan we elaborate an internal
and external analysis, characterizing the Portuguese entrepreneurial ecosystem, the company,
BGI’s competition and the respective consumer - the Portuguese deep technology startups. In
the Operational Marketing Plan, we develop a one-year plan to, defining the marketing-mix
of the company and the implementation plan to follow. Ao longo dos últimos anos, o ecossistema empreendedor em Portugal tem experienciado um crescimento constante, observado através do número elevado de startups criadas todos os anos. No entanto, é importante verificar a elevada taxa de insucesso de startups, devido ao elevado risco característico da criação de uma nova empresa. De forma a ajudar estas novas empresas a superarem os seus obstáculos iniciais, é visível o crescimento do número de incubadoras e aceleradoras em cada ano em Portugal, estando a crescer o número de startups a beneficiarem destas entidades. Desta forma, existe uma oportunidade evidente para as aceleradoras aproveitarem a fase inicial deste fenómeno em Portugal, de forma a construírem uma marca forte e sólida no mercado português a longo prazo. O presente projeto apresenta um plano de marketing para o Programa de Aceleração BGI, com o objetivo de aumentar a sua notoriedade de marca no mercado alvo. De forma a elaborar um plano estratégico de marketing, elaborámos uma análise interna e externa, caracterizando o ecossistema empreendedor português, a empresa, os seus concorrentes atuais no Mercado e o respetivo consumidor – startups tecnológicas portuguesas. No Plano de Marketing Operacional, desenvolvemos um plano com a duração de um ano de forma a definir todos os fatores de marketing da empresa e um plano de implementação a seguir. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_claudia_costa_carocha.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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